28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Usinas híbridas ampliam potencial energético de produtores rurais

As usinas poderão gerar 100% de toda a energia que os produtores rurais consomem em suas fazendas

Autor: 28 de abril de 2020outubro 4th, 2020Brasil
Usinas híbridas ampliam potencial energético de produtores rurais

Combinar energia solar e biogás, extraindo o máximo do potencial de geração das duas fontes: compostos orgânicos e o sol. Esse é o objetivo de uma empresa paranaense, que está desenvolvendo usinas híbridas que podem elevar o patamar de produção de energia dos produtores rurais.

Durante o dia, os painéis fotovoltaicos geram a eletricidade para o funcionamento da usina. Já os resíduos orgânicos são transformados em biogás, que é armazenado em cilindros ou grandes reservatórios para ser usado nos momentos em que não há irradiação solar.

“As usinas poderão gerar 100% de toda a energia que os produtores rurais consomem em suas fazendas, agroindústrias e granjas de forma constante e distribuída, por todo o período de funcionamento, sem interrupção”, explica Alexandre Brandão, CEO do Grupo Alexandria.

Esta combinação da energia vai potencializar as vantagens já conhecidas como, por exemplo, otimizar o uso da rede de transmissão, reduzir a variabilidade diária e mensal das fontes eólica e solar, além de ganhos sinérgicos na construção, operação e manutenção.

“Em um dos países que recebem a maior irradiação solar do planeta e que possui grandes propriedades rurais com alta produção de resíduos orgânicos, a introdução das usinas híbridas é uma alternativa natural”, concluiu Brandão.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.