GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Mercado & Investimentos

Quais foram as usinas solares com melhor desempenho no primeiro bimestre?

Levantamento da ePowerBay analisa o desempenho mensal das usinas solares com base no fator de capacidade

Canal Solar - Quais foram as usinas solares com melhor desempenho no primeiro bimestre

Parque Solar Arinos 20, no interior de Minas Gerais. Foto: Divulgação

A ePowerBay divulgou nesta semana o ranking mensal das usinas solares com melhor desempenho no Brasil, fechando assim os resultados do primeiro bimestre. Enquanto janeiro foi liderado por ativos localizados em Pernambuco, fevereiro teve destaque para empreendimentos em Minas Gerais.

O levantamento considera dados operacionais divulgados pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) e analisa o desempenho mensal das usinas com base no fator de capacidade – indicador que relaciona a energia efetivamente gerada com o potencial máximo de produção.

Em janeiro, a liderança ficou com a usina Ibimirim 4, em Pernambuco, com desempenho de 32,26%. Na sequência, aparecem Ibimirim 1 (32,17%) e Ibimirim 3 (32,05%), reforçando o protagonismo do complexo no Estado.

Já em fevereiro, o topo do ranking passou a ser ocupado pelas usinas Arinos 20, em Minas Gerais, com 29,43%, e Arinos 18, com 29,33%. Os empreendimentos pertencem à Newave Energia, em parceria com a Gerdau.

Na sequência, o ranking volta a mostrar forte presença de usinas de Ibimirim, com desempenhos variando entre 29,18% e 28,68%.

Fonte: ePowerBay

Concentração de performance chama atenção

Outro ponto que chama atenção no levantamento é a recorrência de empresas entre os ativos de maior desempenho no bimestre.

Ao longo dos dois meses, apenas quatro companhias aparecem de forma repetida entre as dez usinas mais bem posicionadas, indicando concentração de performance em determinados grupos e projetos.

Além dos parques solares de Ibimirim e Arinos, o ranking também inclui uma usina do complexo Belmonte (MG) e outra do complexo Luiz Gonzaga (PE), ambas listadas em janeiro.

Já em fevereiro, o ranking ficou concentrado entre os complexos de Arinos e Ibimirim. Segundo os dados do relatório da ePowerBay, atualmente cerca de 823 usinas solares de GC (geração centralizada) estão em operação no Brasil.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Henrique Hein
Sobre o autor
Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.