• sex, 31 outubro, 2025
Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • GC Solar: 17,95 GW
  • GD Solar: 41,3 GW
  • Módulos TOPCon: US$ 0,088/W
  • Células P-Type: US$ 0,034/W
  • Células N-Type: US$ 0,032/W
  • Módulos HJT: US$ 0,10/W
  • N-Type Wafer: US$ 0,128 /pç
  • Polissilício: US$ 19,00 /kg
  • Anuncie aqui
  • Sobre nós
  • Expediente
logo site canal solar
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Armazenamento de energia
    • Mercado e Preços
    • Investimentos & Negócios
    • Política e Regulação
  • Artigos
    • Baterias
    • Estruturas fotovoltaicas
    • Inversores fotovoltaicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Canal Solar
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Veículos Elétricos
  • Consultoria
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
  • Notícias
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia e Inovação
  • Artigos
    • Técnicos
    • Opinião
  • Blog
  • Empresas de energia solar
  • Integradores
  • Revista
    • Revista Conecta
  • Eventos
  • Vídeos
  • Quem Somos
  • Anuncie Aqui
  • CS Consultoria
  • Canal VE
  • Cursos
logo site canal solar
Início / Notícias / Veículos elétricos representarão mercado de US$ 46 trilhões até 2050

Veículos elétricos representarão mercado de US$ 46 trilhões até 2050

Relatório da BNEF aponta que para alavancar os VEs será preciso adotar políticas decisivas em todas as frentes
Acompanhe pelo Whatsapp
  • Foto de Mateus Badra Mateus Badra
  • 11 de junho de 2021, às 06:00
4 min 37 seg de leitura

O mercado de VEs (veículos elétricos) se mantém e está em aceleração em todo o mundo, principalmente com base na economia relativa quando comparados às alternativas com motores de combustão interna. Segundo o estudo Electric Vehicle Outlook realizado pela BNEF (BloombergNEF), o “segmento deve crescer mais do que nunca”. A empresa estima que os VEs representarão uma oportunidade de mercado de US$ 7 trilhões até 2030 e US$ 46 trilhões até 2050.

No entanto, a consultoria fez uma ressalva: para alavancar os carros eletrificados os governos que visam a neutralidade de carbono devem adotar políticas decisivas em todas as frentes. Dentre as ações necessárias, a BNEF apontou a expansão das redes de recarga, o incentivo à reciclagem de baterias e novas regulamentações sobre caminhões pesados – além da promoção de alternativas de transporte ativo, tais como ciclismo e caminhadas.

No cenário de transição econômica – o qual não considera medidas adicionais de políticas – as vendas globais de veículos neutros em emissão de carbono subiriam de 4% em 2020 para 70% em 2040. Países como China, Estados Unidos e as economias europeias estão à frente desses números. Porém, de acordo com a pesquisa, os níveis mais baixos de adoção em economias emergentes reduzem a média global.

No caso dos ônibus elétricos, por exemplo, as vendas subiriam para 83% em 2040. No mesmo período, os veículos comerciais leves aumentariam sua fatia de mercado de 1% hoje para 60%. Já os comerciais médios e pesados devem alcançar pouco mais de 30% – saindo de praticamente zero hoje.

“O crescimento do transporte elétrico até aqui tem sido uma história de sucesso e o futuro do mercado de VEs é brilhante. Entretanto, ainda há mais de 1,2 bilhões de carros de combustão interna na estrada e a transição da frota é lenta”, disse Colin McKerracher, chefe da equipe de Transporte Avançado da BNEF.

“Alcançar a neutralidade de carbono até meados do século exigirá ‘todos os jogadores na área do pênalti’, particularmente no que tange aos caminhões e outros comerciais pesados, segmentos em que a transição ainda não começou”, ressaltou.

Transporte rodoviário

No relatório da BloombergNEF, foi também adicionado um cenário de neutralidade de carbono para o setor de transporte rodoviário. O levantamento mostra que os carros elétricos de passageiros, por exemplo, teriam que atingir quase 60% das vendas mundiais em seu segmento até 2030, não 34% como no cenário de transição econômica – ou seja, 55 milhões de VEs vendidos naquele ano, em vez de 32 milhões.

“O ano de 2030 está apenas a dois ciclos de atualização de modelos para as montadoras. Portanto, muito em breve, será necessário oferecer segurança em relação a políticas para viabilizar investimentos para alcançar uma taxa de penetração mais alta”, comentou McKerracher.

Para o especialista, isto é particularmente verdadeiro para países que ainda não têm padrões mais restritos para emissões de CO₂, ou para economia de combustível. “A adoção antecipada é vital para a construção de infraestrutura e interesse mais amplo do consumidor”. De acordo com Nikolas Soulpoulos, chefe da equipe de Transporte Comercial da BNEF, os legisladores precisam tomar medidas urgentes no segmento de caminhões pesados, que está “fora da rota” da neutralidade de carbono.

“Além de introduzir padrões mais restritos para emissões de CO₂, ou para economia de combustível para caminhões, pode ser necessário que os governos considerem a implementação de decretos para a descarbonização de frotas”, relatou.

“Fora isso, os governos devem considerar incentivos para impulsionar o frete em caminhões menores, que podem fazer a transição para eletricidade mais rapidamente do que os maiores”, acrescentou o analista.

Implicações para investimentos

Outro ponto destacado pelo Electric Vehicle Outlook  é que para o setor de VEs representarem uma oportunidade de mercado global de US$ 46 trilhões até 2050 – sob o cenário de transição econômica – a rede de recarga precisa chegar a mais de 309 milhões de carregadores em todos os locais até 2040.

Apenas os carregadores domésticos teriam que chegar a 270 milhões; os públicos, 24 milhões; carregadores em locais de trabalho, 12 milhões; e para ônibus e caminhões, 4 milhões. Para instalar todos estes, seriam necessários mais de US$ 58 bilhões de dólares em investimentos acumulados nas próximas duas décadas.

A eletricidade utilizada para carregar carros elétricos na estrada adicionaria 9% à demanda global até 2040. Segundo estimativas da BNEF, a maior parte da demanda adicional por energia em todo o mundo nas próximas décadas será atendida pela construção de capacidade renovável.

Baterias de íon-lítio

O relatório da BNEF indicou ainda que a demanda por baterias de íon-lítio para VEs deve aumentar acentuadamente, de 269 GWh em 2021 para 2,6 TWh por ano, até 2030, e 4,5 TWh até 2035. Sob o cenário de transição econômica, a demanda pelos metais utilizados em baterias, tais como lítio, cobalto, níquel e manganês, também deve “explodir”. Contudo, será preciso mais investimentos, tanto em mineração quanto refino.

Saiba mais: Preço da bateria de lítio deve cair 68% até 2050

Ademais, para a BloomberNEF, a reciclagem dos metais utilizados nas baterias é um fator fundamental para viabilizar projetos com armazenamento. Sem reciclagem, o estudo aponta que a demanda acumulada de lítio até 2050 excederá as reservas atualmente conhecidas.

baterias BNEF renováveis veículos elétricos
Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.
AnteriorAnterior
PróximoPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

ANEEL realizará leilão de R$ 5,53 bi para expansão da infraestrutura elétrica

Canal Solar - Congresso aprova MP 1.304 sem cobrança sobre geração distribuída

Congresso aprova MP 1.304 sem cobrança sobre geração distribuída

Mais Notícias

Ver Mais
Empresas chinesas miram soluções tecnológicas para leilão de baterias no Brasil
  • 27 de outubro, 2025
Foto de Caique Amorim
Caique Amorim

Empresas chinesas miram soluções tecnológicas para leilão de baterias no Brasil

MME agenda dois leilões de potência para março de 2026
  • 24 de outubro, 2025
Foto de Antonio Carlos Sil
Antonio Carlos Sil

MME agenda dois leilões de potência para março de 2026

  • 20 de outubro, 2025
Foto de Wagner Freire
Wagner Freire

ANEEL pretende deliberar sobre regulação das baterias em novembro

É um canal de notícias e informações sobre o setor de energia solar fotovoltaica. O conteúdo do canal é protegido pela lei de direitos autorais. É proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio.

Facebook X-twitter Instagram Youtube Linkedin Spotify

Mapa do Site

Categorias

  • Notícias
  • Artigos
  • Entrevistas
  • Guia do Consumidor
  • Colunistas
  • Projetos
  • Brasil
  • Mundo
  • Artigos Técnicos
  • Artigos de Opinião
  • Artigos do Fabricante
  • Setor Elétrico
  • Licitações
  • Produtos

Canais

  • Sobre Nós
  • Contato
  • Trabalhe conosco
  • Privacidade
  • Expediente
  • Anuncie aqui

Associação e certificações

Copyright © 2025 Canal Solar, todos os direitos reservados. CNPJ: 29.768.006/0001-95 Endereço: Edificio José Maurício – Av. Mackenzie, 1835 – Andar 3, – Vila Brandina, Campinas – SP, 13092-523

Nós usamos cookies para tornar sua experiência neste site melhor Saiba mais sobre os cookies que utilizamos ou desligue nas suas .

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

Cookies para terceiros

This website uses Google Analytics to collect anonymous information such as the number of visitors to the site, and the most popular pages.

Keeping this cookie enabled helps us to improve our website.