19 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Veículos elétricos serão responsáveis por 58% das vendas globais em 2040

Segundo relatório da BNEF, a mobilidade elétrica irá crescer cada vez mais nas próximas décadas

Autor: 11 de dezembro de 2020março 3rd, 2022Veículos elétricos
Veículos elétricos serão responsáveis por 58% das vendas globais em 2040

A busca por uma energia limpa e sustentável já virou tendência entre os brasileiros. A fonte solar fotovoltaica, por exemplo, atingiu a marca história de 7 GW de potência operacional no país. Já no setor de VEs (veículos elétricos) o crescimento também está se mostrando exponencial. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a projeção é que até o fim do ano sejam vendidos 19 mil carros elétricos no Brasil, um aumento de 60% em relação a 2019 e de 378% frente a 2018. Mas e no mercado global? No caso, podemos observar também que cada vez mais a mobilidade elétrica está ganhando força e se tornando mais comum. De acordo com relatório divulgado pela BloombergNEF, os VEs serão responsáveis ​​por 10% das vendas de carros em 2025, com esse número aumentando para 28% em 2030 e 58% em 2040. Atualmente, os mesmos representam cerca de 3% das vendas. “Esse aumento se deve à medida que os preços das baterias caem, a densidade de energia melhora, mais infraestrutura de carregamento é construída e as vendas se espalham para novos mercados”, disse a BNEF. Outro dado destacado pela consultoria é que em 2022 haverá mais de 500 modelos de VEs diferentes disponíveis globalmente. Adalberto Maluf, presidente do Conselho da ABVE, destacou que a mobilidade elétrica já é uma realidade no mundo e que, por isso, a venda desses veículos vem crescendo e mais modelos vão surgindo. “Os planos de reconstrução das economias, pós Covid-19, de muitos países trazem um forte viés ambiental e da construção de uma economia verde e de baixo carbono”, comentou o executivo. Com relação ao Brasil, Maluf disse que o país precisa decidir se deseja ter um papel de liderança no tema ou se fica a margem das grandes inovações, “como telespectadores dessa revolução tecnológica que surge mundialmente”.

Quais segmentos de veículos vão liderar?

Olhando para o futuro, a BNEF mostrou quais segmentos de automóveis deverão liderar essa expansão em 2030. Em primeiro, aparecem os ônibus municipais, representando 58% da frota, seguido dos automóveis de duas rodas (scooters, ciclomotores, motocicletas), com 40%. Na sequência, estão os veículos comerciais leves e de passageiros, ambos com 28%.

Mercado europeu e chinês impulsionam crescimento

O relatório da BloombergNEF apontou que o crescimento será impulsionado pelos mercados europeu e chinês, que devem representar 72% de todas as vendas de veículos elétricos de passageiros em 2030. Quanto aos Estados Unidos, o país demorará mais para atingir os níveis de adoção que serão vistos na Europa e China, devido às projeções limitadas de disponibilidade de infraestrutura de cobrança.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.