21 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.98GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,6W

Versão do SOLergo 2021 traz novas funcionalidades

Veja como usar nova ferramenta disponibilizada na última versão do software para projetos elétricos e fotovoltaicos

Autor: 4 de junho de 2021junho 7th, 2021Tecnologia e P&D
Versão do SOLergo 2021 traz novas funcionalidades

Uma das novas funcionalidades da Série 2021 do software SOLergo é a comparação de projetos, cujo objetivo é comparar o retorno econômico entre vários projetos realizados no software e exibir o resultado em uma  planilha.

Para realizar a comparação, é necessário realizar com antecedência o cálculo do retorno econômico de cada um dos projetos realizados no SOLergo.  

Após isso, acessando o menu Ferramentas – “Comparar projetos”, é aberta uma janela que permite adicionar os  projetos que vão ser analisados.  

Na janela, é exibido para cada projeto a “Data da Última Análise”, entendida como a data em que foi salvo o  cálculo do retorno econômico.

Se ao adicionar o projeto exibir no campo “Data <Não reconhecida>” isso significa que o cálculo ainda não foi executado.  Realizado os procedimentos acima, basta selecionar o percurso e o nome da planilha.xls para salvar com os  resultados.

Assim, o usuário pode usufruir dessa funcionalidade e realizar vários cenários de projetos no software, como a  utilização de módulos e inversores diferentes, soluções com baterias e geradores auxiliares e também otimizadores  de potência. 

Além disso, também é possível realizar a comparação entre projetos com posicionamento de módulos distintos,  em solo e telhado, com ângulo fixo ou rastreadores e entre outras possibilidades.  

No exemplo da imagem abaixo foi realizado uma análise para um mesmo local utilizando inversores string,  microinversor e otimizador de potência em cada um dos projetos.

Conforme é exibido na imagem, planilha exibe a comparação da energia produzida, receitas, custos, capital  investido, fluxo de caixa acumulado e o período de amortização de cada um dos cenários, além de outras informações financeiras.  

Desta forma, o usuário pode enviar o resultado da planilha para o proprietário com vários cenários de investimento,  sem necessariamente gerar os relatório econômico de cada projeto realizado. Além da funcionalidade de comparação, estão disponíveis as seguintes ferramentas:

  • Gerenciamento do sistema bifásico, com neutro central entre as fases;
  • Gerenciamento de inversores monofásicos em sistemas bifásicos;
  • Atualização da funcionalidade Autoconsumo remoto;
  • Desenho do layout com entrada dinâmica;
  • Representação otimizada dos condutores no layout do sistema;
  • Nova modalidade de cálculo para o VPL e TIR considerando Financiamento;
  • Nova modalidade de cálculo do Período de amortização considerando Financiamento;
  • Extensão e atualização do banco de dados de módulos e inversores fotovoltaicos.
Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.