24 de outubro de 2021

Versão do SOLergo 2021 traz novas funcionalidades

Veja como usar nova ferramenta disponibilizada na última versão do software para projetos elétricos e fotovoltaicos

Autor: 4 de junho de 2021junho 7th, 2021Tecnologia e P&D
Versão do SOLergo 2021 traz novas funcionalidades

Uma das novas funcionalidades da Série 2021 do software SOLergo é a comparação de projetos, cujo objetivo é comparar o retorno econômico entre vários projetos realizados no software e exibir o resultado em uma  planilha.

Para realizar a comparação, é necessário realizar com antecedência o cálculo do retorno econômico de cada um dos projetos realizados no SOLergo.  

Após isso, acessando o menu Ferramentas – “Comparar projetos”, é aberta uma janela que permite adicionar os  projetos que vão ser analisados.  

Na janela, é exibido para cada projeto a “Data da Última Análise”, entendida como a data em que foi salvo o  cálculo do retorno econômico.

Se ao adicionar o projeto exibir no campo “Data <Não reconhecida>” isso significa que o cálculo ainda não foi executado.  Realizado os procedimentos acima, basta selecionar o percurso e o nome da planilha.xls para salvar com os  resultados.

Assim, o usuário pode usufruir dessa funcionalidade e realizar vários cenários de projetos no software, como a  utilização de módulos e inversores diferentes, soluções com baterias e geradores auxiliares e também otimizadores  de potência. 

Além disso, também é possível realizar a comparação entre projetos com posicionamento de módulos distintos,  em solo e telhado, com ângulo fixo ou rastreadores e entre outras possibilidades.  

No exemplo da imagem abaixo foi realizado uma análise para um mesmo local utilizando inversores string,  microinversor e otimizador de potência em cada um dos projetos.

Conforme é exibido na imagem, planilha exibe a comparação da energia produzida, receitas, custos, capital  investido, fluxo de caixa acumulado e o período de amortização de cada um dos cenários, além de outras informações financeiras.  

Desta forma, o usuário pode enviar o resultado da planilha para o proprietário com vários cenários de investimento,  sem necessariamente gerar os relatório econômico de cada projeto realizado. Além da funcionalidade de comparação, estão disponíveis as seguintes ferramentas:

  • Gerenciamento do sistema bifásico, com neutro central entre as fases;
  • Gerenciamento de inversores monofásicos em sistemas bifásicos;
  • Atualização da funcionalidade Autoconsumo remoto;
  • Desenho do layout com entrada dinâmica;
  • Representação otimizada dos condutores no layout do sistema;
  • Nova modalidade de cálculo para o VPL e TIR considerando Financiamento;
  • Nova modalidade de cálculo do Período de amortização considerando Financiamento;
  • Extensão e atualização do banco de dados de módulos e inversores fotovoltaicos.
Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar