Vila Velha terá economia de 90% com usinas de GD solar

Painéis solares serão instalados em escolas, unidades de saúde, estações de bombeamento, entre outros equipamentos
2 minuto(s) de leitura
Vila Velha terá economia de 90% na conta de luz com usinas de GD solar
Fachada da Prefeitura Municipal de Vila Velha (ES). Foto: SEMCOM/Reprodução

A Prefeitura de Vila Velha (ES) será a primeira do Espírito Santo a implantar usinas de microgeração e minigeração distribuída de energia solar voltadas para o serviço público, como escolas, hospitais, centro de assistências sociais, estações de bombeamento, entre outros.

A previsão é de que a tecnologia seja instalada até o final do ano e que, após a conclusão dos trabalhos, a economia do município com despesas de energia elétrica seja de aproximadamente 90%. 

Atualmente, o município consome em média 1.030.188 Kwh/mês com estes equipamentos, o que gera um custo estimado mensal de R$ 1,1 milhão. A instalação dos equipamentos será feita por uma empresa contratada.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa tem como objetivo tornar o município mais sustentável, produzindo energia limpa e atingindo as metas da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

O governo de Vila Velha destacou ainda que a economia gerada pelos painéis solares será direcionada prioritariamente para investimentos na infraestrutura, educação, saúde e segurança pública da cidade.

Nas escolas do município, por exemplo, os sistemas fotovoltaicos foram dimensionados para que todas as unidades possam ter ar-condicionado nas salas de aula, levando conforto e qualidade para os alunos e servidores da rede. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal