2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Viveiro de peixes recebe instalação de usina de 150 MW

Projeto, localizado na China, possui módulos da Suntech, que podem alcançar aumento no ganho de potência traseira de até 25%

Autor: 10 de novembro de 2023novembro 21st, 2023Projetos
2 minutos de leitura
Viveiro de peixes recebe instalação de usina de 150 MW

Usina instalada em viveiro, situado na cidade de Taishan, com painéis da fabricante Suntech. Foto: Suntech/Divulgação

Nos últimos anos, o modelo ecológico da pesca, que combina a aquicultura pesqueira e a geração de energia solar fotovoltaica, tem atraído muita atenção.

Módulos fotovoltaicos são instalados acima do viveiro de peixes para gerar eletricidade, e os peixes abaixo dos painéis são cultivados para obter benefícios duplos.

Em um viveiro localizado em Taishan, província chinesa de Guangdong, foi instalado um projeto de 150 MW com módulos da Suntech. O empreendimento, conectado à rede, continua a ser usado como criadouro de peixes e camarões.

Segundo a empresa, o clima em um local marinho lamacento é particularmente exigente em termos de segurança e confiabilidade do painel, com o risco de potencial degradação induzida e corrosão de componentes elétricos, aumentando assim as condições já desafiadoras para instalação e construção.

“Os módulos Suntech são projetados especificamente para superar esses extremos ambientais, garantindo alta confiabilidade e rendimento energético”, enfatizaram.

De acordo com a fabricante, o painel C72 Pmh+ utilizado na usina pode alcançar um aumento no ganho de potência traseira de até 25% e reduzir significativamente o LCOE (Custo Nivelado da Energia), oferecendo confiabilidade e aplicabilidade superiores para cenários de pesca, lodaçais, flutuantes e costeiros.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.