Nos últimos anos, o modelo ecológico da pesca, que combina a aquicultura pesqueira e a geração de energia solar fotovoltaica, tem atraído muita atenção.
Módulos fotovoltaicos são instalados acima do viveiro de peixes para gerar eletricidade, e os peixes abaixo dos painéis são cultivados para obter benefícios duplos.
Em um viveiro localizado em Taishan, província chinesa de Guangdong, foi instalado um projeto de 150 MW com módulos da Suntech. O empreendimento, conectado à rede, continua a ser usado como criadouro de peixes e camarões.
Segundo a empresa, o clima em um local marinho lamacento é particularmente exigente em termos de segurança e confiabilidade do painel, com o risco de potencial degradação induzida e corrosão de componentes elétricos, aumentando assim as condições já desafiadoras para instalação e construção.
“Os módulos Suntech são projetados especificamente para superar esses extremos ambientais, garantindo alta confiabilidade e rendimento energético”, enfatizaram.
De acordo com a fabricante, o painel C72 Pmh+ utilizado na usina pode alcançar um aumento no ganho de potência traseira de até 25% e reduzir significativamente o LCOE (Custo Nivelado da Energia), oferecendo confiabilidade e aplicabilidade superiores para cenários de pesca, lodaçais, flutuantes e costeiros.