25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Voltalia vende projeto de 90 MW para a japonesa TODA

Empresa agora será responsável pela construção, manutenção e operação do empreendimento

Autor: 13 de dezembro de 2023Mercado
2 minutos de leitura
Voltalia vende projeto de 90 MW para a japonesa TODA

Imagem: Peter Schmidt por Pixabay

A Voltalia, player internacional no setor de energias renováveis, anunciou a venda do empreendimento Casqueira, localizado no Rio Grande do Norte. A compradora é a companhia japonesa TODA. O valor da transação não foi informado.

A construção será supervisionada pela Voltalia e está prevista para começar no primeiro semestre de 2024, com conclusão estimada para o primeiro trimestre de 2025.

“Estamos muito orgulhosos de apoiar novamente o nosso parceiro de longo prazo, TODA. Nossas equipes estão totalmente mobilizadas para fazer desta nova cooperação outro sucesso comum”, disse Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.

O projeto se beneficiará da infraestrutura de interconexão ao SIN (Sistema Interligado Nacional) já desenvolvida e construída pela Voltalia, que é compartilhada por todo o cluster de Serra Branca.

Serra Branca é o maior cluster eólico e solar da Voltalia no mundo. Há mais de 10 anos presente na região, a empresa desenvolveu uma conexão à rede de 2,4 GW e 500 kVA para 1,8 GW de usinas eólicas e solares em operação, dos quais 1 GW pertence ou é de propriedade majoritária da Voltalia e 0,8 GW que a Voltalia vendeu para parceiros.

Atualmente, a TODA possui atualmente um parque eólico já em operação de 28 MW no cluster, que foi desenvolvido e construído pela Voltalia em 2020.

Este modelo de negócio praticado pela Voltalia compreende a prestação de serviços de operação e manutenção, é o mesmo modelo de negócios adotado na nova operação, no qual a Voltalia desenvolve e constrói a planta e depois fica responsável pela operação e manutenção, como em um condomínio.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.