Microinversor SIW100G exposto na Intersolar South America 2023. Foto: WEG/Divulgação
A WEG anunciou que está expandindo seu portfólio de produtos para o mercado de energia solar. Entre os lançamentos estão os microinversores e estruturas metálicas.
“Apresentamos uma nova solução MLPE, o novo microinversor da família SIW100G. O produto conta com máxima performance e geração para cada módulo, mesmo em situações de altas temperaturas, diferentes orientações de telhado ou até sombreamentos parciais dos arranjos fotovoltaicos”, destacaram.
De acordo com a empresa, o equipamento possui 1000 W de saída; duas entradas para módulos de até 670 Wp e 20 A; grau de proteção IP67 para total confiabilidade de instalação ao ar livre; e Wi-Fi já incorporado para fácil configuração e monitoramento dos dispositivos.
Estruturas metálicas
A companhia lançou também para o mercado as suas estruturas metálicas com garantia local de 20 anos. As mesmas contam com o Carport WEG – desenvolvido para abrigar a partir de dois veículos de médio porte – voltado para aplicações em estacionamentos de supermercados, shoppings e escolas, por exemplo.
“A sustentação tipo monoposte facilita a abertura de portas. Os seus componentes modulares foram projetados para montagem fácil e rápida e acomoda 15 módulos com dimensões de frame de 1134x2278mm e com inclinação fixa de 5°”, relataram.
Outro ponto destacado é que tal produto é dimensionado para ventos de até 50m/s e instalado afastado de taludes. Com seu acabamento galvanizado a fogo, é apropriado para ambientes de classificação C3 em agressividade.
Estruturas metálicas da WEG contam com carport. Foto: Reprodução
Perfis HR e HSR
Juntamente ao Carport, lançaram dois novos perfis. Os perfis HR e HSR são indicados para coberturas com telhas onduladas de fibrocimento e/ou telhas cerâmicas. Ambos possuem fixação aos suportes pela face inferior ou lateral.
O perfil HSR é indicado para instalação de módulos fotovoltaicos nas extremidades (perímetro) de coberturas e em edificações submetidas a condições severas (vento acima de 30 m/s). Aplicável também para instalação de sistemas fotovoltaicos em lajes planas de concreto, combinado com suportes tipo triângulo laje.
Perfis metálicos da WEG estiverem em exposição na Intersolar. Foto: WEG/Divulgação
Inversores string SIW610 T075 W0
Além dos microinversores e das estruturas metálicas, a fabricante lançou uma nova linha de inversores Finame, já disponível na potência de 75 kW e em breve nas potências de 16 e 32 kW. “A série possibilita a utilização Finame com inversor nacional e módulos importados. Também traz para o mercado a tecnologia de MOSFETs Silicon Carbide”.
“Estes aparelhos seguem o padrão WEG de segurança e confiabilidade, contando com a topologia Fuseless, DPS tipo II tanto no CC como CA, proteção de fuga à terra e corrente residual (DR)”, explicaram.
Inversor SIW610 da WEG. Foto: WEG/Divulgação
Inversores string SIW420G K075 W00
Já a linha SIW420G é ideal para aplicações comerciais e industriais em redes trifásicas de 220 VCA. Esses equipamentos trazem a topologia Fuseless, possuem monitoramento inteligente de strings, arrefecimento por convecção forçada inteligente, possibilidade de instalação ao tempo IP 66, além de seccionadora CC, supressores de surto tipo II para CC e CA e proteções contra fuga à terra e corrente residual.
Soluções da WEG em destaque no estande. Foto: WEG/Divulgação
Módulos fotovoltaicos WPV
No que se refere aos módulos WPV da WEG, a companhia possui em seu portfólio os painéis testados e certificados nas normas IEC 61215, IEC 61730, IEC 62716, IEC 61701 e IEC 62804, bem como receberam o selo CE da comunidade europeia, que atestam qualidade, segurança e confiabilidade.
“Os nossos módulos de silício monocristalino contam com alto grau de proteção e confiabilidade, bem como 12 anos de garantia de fabricação e 25 anos de garantia de performance”, enfatizaram.
“Possuem também dimensão de 2278x1134x30 – pensado para facilitar a instalação, transporte e a robustez mecânica – e as tecnologias half-cell, MBB (multi-busbar) e PERC, que geram uma eficiência de até 21,5%”, afirmaram.
Módulo fotovoltaico WPV da WEG. Foto: WEG/Divulgação
Posicionamento da marca WEG
Harry Neto, head de Energia Solar da WEG, comentou que esses lançamentos são muito importantes para o posicionamento da marca WEG como solução completa em energia fotovoltaica.
“O mercado solar anda amadurecendo no Brasil em nível de qualidade e garantia de produtos. Muitos inversores não performando o que prometem e módulos entregando menos potência, fizeram com que a WEG ganhe mais espaço de produtos que entregam o que prometem e com garantia de uma empresa brasileira, com 62 anos de mercado”, finalizou o executivo.