Workshop da ANEEL discute perdas não-técnicas de energia 

Evento será realizado no modelo híbrido através do YouTube e presencialmente em Brasília (DF)
2 minuto(s) de leitura
Workshop da ANEEL discute perdas não-técnicas de energia
Cerca de 40,7 TWh foram furtados em 2023. Foto: Freepik

Nesta quinta-feira (4), ocorre em Brasília (DF), o Workshop Internacional de Perdas Não-Técnicas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para discutir os desafios da regulação econômica. O evento será realizado no modelo híbrido através da plataforma YouTube e presencialmente no Auditório José Carlos Gomes Carvalho da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

As perdas não-técnicas, conhecidas como furto de energia ou popularmente chamadas de “gatos”, é um dos maiores desafios da regulação econômica de energia atualmente, segundo a Agência. 

Conforme divulgação da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), cerca de 40,7 TWh foram furtados em 2023, equivalente ao valor de R$10,1 bilhões.

De acordo com o órgão regulador, o evento busca construir soluções sustentáveis para o atendimento de áreas com elevada complexidade socioeconômica, com impacto na sustentabilidade do serviço e na modicidade das tarifas.

A abertura da programação será feita pela diretoria da ANEEL às 9h, seguida por:

  • Apresentação técnica : “A regulação como instrumento para mitigar as perdas comerciais: seu papel e desafios”; 
  • Painéis de discussão: “O desafio de prestar o serviço de distribuição de energia elétrica em áreas de elevada complexidade socioeconômica”, “Trabalhando com a sociedade civil para garantir o acesso a serviços públicos de qualidade” e  “Experiências Internacionais na redução de perdas comerciais na prestação de serviços públicos. Que lições podemos aprender?”;
  • Mesa de debate e encerramento: “O que falta para acelerarmos a redução das perdas não técnicas de energia no Brasil? Quais são os atores catalisadores dessa mudança?” 

Confira a programação completa e mais informações no site.

Serviço

Workshop Internacional de Perdas Não-Técnicas

Quando: 04 de julho de 2024, das 9h às 18h

Onde: Auditório José Carlos Gomes Carvalho da CNI

Endereço: Edifício Roberto Simonsen (SBN Quadra 1 – Bloco C – Asa Norte-DF)

Mais informações: https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/eventos/eventos-vigentes/workshop-internacional-de-perdas-nao-tecnicas

Imagem de Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal