23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

63 anos do lançamento do primeiro satélite alimentado por energia solar

O Vanguard 1 operou durante 6 anos através da geração de energia solar fotovoltaica

Autor: 16 de março de 2021junho 22nd, 2023Mundo
2 minutos de leitura
63 anos do lançamento do primeiro satélite alimentado por energia solar

O Vanguard 1 é o primeiro satélite artificial alimentado por energia solar. O lançamento foi no dia 17 de março de 1958, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos. 

Ao todo, o satélite possui seis células solares de silício com capacidade instalada de aproximadamente 1W. O Vanguard 1 precisava de energia elétrica para o funcionamento dos dois  transmissores de rádio. 

Um transmissor de 108 MHz, que funcionou durante 20 dias com uma bateria e o outro com a frequência de rádio de 108,3 MHz que foi alimentado através da energia solar e transmitido por mais de seis anos. 

O satélite conta também com dois termistores, que mediam a mudança de temperatura do corpo do satélite conforme ele se movia da luz do sol para a sombra da Terra e vice-versa. 

As informações obtidas durante os seis anos em que o satélite funcionou com energia solar foi suficiente para os cientistas suficientes para determinarem novas informações sobre a forma da Terra. Atualmente, o Vanguard 1 não está mais em operação, mas continua orbitando a atmosfera terrestre. 

O satélite foi projetado para testar a capacidade de lançamento de um veículo com três estágios como parte do Projeto Vanguard e testar os efeitos ambientais do espaço sobre seus sistemas durante a sua operação na órbita terrestre.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.