63 anos do lançamento do primeiro satélite alimentado por energia solar

O Vanguard 1 operou durante 6 anos através da geração de energia solar fotovoltaica
63 anos do lançamento do primeiro satélite alimentado por energia solar

O Vanguard 1 é o primeiro satélite artificial alimentado por energia solar. O lançamento foi no dia 17 de março de 1958, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos. 

Ao todo, o satélite possui seis células solares de silício com capacidade instalada de aproximadamente 1W. O Vanguard 1 precisava de energia elétrica para o funcionamento dos dois  transmissores de rádio. 

Um transmissor de 108 MHz, que funcionou durante 20 dias com uma bateria e o outro com a frequência de rádio de 108,3 MHz que foi alimentado através da energia solar e transmitido por mais de seis anos. 

O satélite conta também com dois termistores, que mediam a mudança de temperatura do corpo do satélite conforme ele se movia da luz do sol para a sombra da Terra e vice-versa. 

As informações obtidas durante os seis anos em que o satélite funcionou com energia solar foi suficiente para os cientistas suficientes para determinarem novas informações sobre a forma da Terra. Atualmente, o Vanguard 1 não está mais em operação, mas continua orbitando a atmosfera terrestre. 

O satélite foi projetado para testar a capacidade de lançamento de um veículo com três estágios como parte do Projeto Vanguard e testar os efeitos ambientais do espaço sobre seus sistemas durante a sua operação na órbita terrestre.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal