1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

92% dos shoppings brasileiros já compram energia no Mercado Livre

Modelo de negócio traz impactos positivos nos custos operacionais dos empreendimentos, avalia Abrasce

Autor: 10 de janeiro de 2024janeiro 11th, 2024Mercado Livre
3 minutos de leitura
92% dos shoppings brasileiros já compram energia no Mercado Livre

Foto: Freepik

Nove em cada dez shopping centers brasileiros (92% deles) recorrem hoje à aquisição de energia no Mercado Livre, quando a negociação é feita diretamente entre o consumidor e as geradoras ou comercializadoras de energia quanto a preço, volume e forma de pagamento.

A iniciativa permite aos empreendimentos maior economia e também adequar o consumo às metas de sustentabilidade. É o que aponta um estudo elaborado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Além do indicador de 92%, o levantamento também traz os dados segmentados por região do país. No Nordeste, 97% dos shoppings empregam esse tipo de contrato de fornecimento de energia, seguida pelo Norte (94%); Sul (91%); Sudeste (90%) e Centro-Oeste (85%).

O Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 pontua ainda que a aquisição de energia no Mercado Livre não somente impacta positivamente nos custos operacionais, mas também confere uma maior independência na gestão energética.

Segundo o estudo, a escolha permite alinhar as operações com metas de sustentabilidade, contribuindo para um cenário mais eficiente e ecologicamente consciente.

“É fundamental às empresas pensarem em como conciliar seu desenvolvimento com a preservação do meio ambiente, seja através da gestão de resíduos, água ou energia elétrica, e toda a sociedade ganha quando há mais eficiência no uso dos recursos naturais, que são finitos e devem ser objeto de políticas estratégicas e responsáveis”, afirmou Glauco Humai, presidente da Abrasce.

O executivo também destacou outros aspectos da gestão eficiente da energia e emprego de iluminação natural, e ressaltou dados do estudo: 93% dos shoppings aproveitam luz natural, proveniente de claraboias, janelões ou iluminação zenital (quando a incidência é da parte superior do projeto arquitetônico).

Além disso, em 91% dos shoppings, a energia gerada em mais da metade dos seus espaços é feita com iluminação LED, garantindo maior eficiência energética e consumo até 85% inferior a lâmpadas fluorescentes.

Metodologia

O Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 contou com entrevistas feitas no período de março a junho de 2023, a partir de parceria entre a entidade e a ASAS (Agência de Soluções Ambientais e Sociais). 

O estudo tem o objetivo de mapear essas iniciativas, incentivar práticas sustentáveis e dar maior visibilidade às ações já realizadas pelos empreendimentos. Ao todo, os shoppings recebem a cada mês cerca de 443 milhões de visitas em 628 empreendimentos espalhados pelo país. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.