Nove em cada dez shopping centers brasileiros (92% deles) recorrem hoje à aquisição de energia no Mercado Livre, quando a negociação é feita diretamente entre o consumidor e as geradoras ou comercializadoras de energia quanto a preço, volume e forma de pagamento.
A iniciativa permite aos empreendimentos maior economia e também adequar o consumo às metas de sustentabilidade. É o que aponta um estudo elaborado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Além do indicador de 92%, o levantamento também traz os dados segmentados por região do país. No Nordeste, 97% dos shoppings empregam esse tipo de contrato de fornecimento de energia, seguida pelo Norte (94%); Sul (91%); Sudeste (90%) e Centro-Oeste (85%).
O Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 pontua ainda que a aquisição de energia no Mercado Livre não somente impacta positivamente nos custos operacionais, mas também confere uma maior independência na gestão energética.
Segundo o estudo, a escolha permite alinhar as operações com metas de sustentabilidade, contribuindo para um cenário mais eficiente e ecologicamente consciente.
“É fundamental às empresas pensarem em como conciliar seu desenvolvimento com a preservação do meio ambiente, seja através da gestão de resíduos, água ou energia elétrica, e toda a sociedade ganha quando há mais eficiência no uso dos recursos naturais, que são finitos e devem ser objeto de políticas estratégicas e responsáveis”, afirmou Glauco Humai, presidente da Abrasce.
O executivo também destacou outros aspectos da gestão eficiente da energia e emprego de iluminação natural, e ressaltou dados do estudo: 93% dos shoppings aproveitam luz natural, proveniente de claraboias, janelões ou iluminação zenital (quando a incidência é da parte superior do projeto arquitetônico).
Além disso, em 91% dos shoppings, a energia gerada em mais da metade dos seus espaços é feita com iluminação LED, garantindo maior eficiência energética e consumo até 85% inferior a lâmpadas fluorescentes.
Metodologia
O Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 contou com entrevistas feitas no período de março a junho de 2023, a partir de parceria entre a entidade e a ASAS (Agência de Soluções Ambientais e Sociais).
O estudo tem o objetivo de mapear essas iniciativas, incentivar práticas sustentáveis e dar maior visibilidade às ações já realizadas pelos empreendimentos. Ao todo, os shoppings recebem a cada mês cerca de 443 milhões de visitas em 628 empreendimentos espalhados pelo país.
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