25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Canadian e Growatt lideram preferência de equipamentos solares no Brasil

Saiba quais empresas abocanharam a maior fatia nos mercados de inversores e módulos fotovoltaicos

Autor: 10 de janeiro de 2024Mercado
3 minutos de leitura
Canadian e Growatt lideram preferência de equipamentos solares no Brasil

Foto: Pixabay

A ePowerBay, empresa de soluções de inteligência para o setor solar e mercado livre, divulgou nesta semana o market share dos fabricantes de módulos e inversores fotovoltaicos. Destaque para as empresas Canadian e Growatt que lideram a preferência do mercado no Brasil.

Até dezembro, o Brasil acumulou 2,28 milhões de usinas de micro e minigeração, somando 25,84 GW. No ano passado, entraram em operação 623 mil novas usinas, totalizando 7.435 MW. Comparando esse resultado ao desempenho de 2022, houve uma queda de 11% no crescimento da GD.

Dos 25,84 GW de capacidade instalada, 83% da potência (21,3 GW) é de usinas de microgeração e 17% de minigeração. Cerca de 20,56 GW estão conectados na baixa tensão.

Segundo o ePowerBay, o ano de 2023 foi marcado pela desaceleração do mercado de GD “devido a alterações normativas que geraram um grande volume de projetos desenvolvidos e protocolados até o fim de 2022. Em função disto observou-se uma negativa acentuada de pareceres por parte das concessionárias. Estes pontos afetaram bastante as empresas do setor”.

Quais empresas foram as principais fornecedoras de módulos e inversores?

A ePowerBay disse que identificou 51 fabricantes de módulos, sendo que os 20 maiores são responsáveis pelo fornecimento de mais de 80% dos equipamentos em operação no Brasil.

Market Share dos fabricantes de módulos fotovoltaicos. Fonte: ePowerBay

Market Share dos fabricantes de módulos fotovoltaicos. Fonte: ePowerBay

Observação: dentro da categoria “outros” estão agrupados mais 31 fabricantes de módulos. Os “não informados” são aqueles casos em que não existe informação sobre os fabricantes.

No caso dos inversores fotovoltaicos, a consultoria identificou 67 fornecedores, dos quais os 20 maiores foram responsáveis por 80% dos equipamentos instalados.

Market share dos fabricantes de inversores. Fonte: ePowerBay

Market share dos fabricantes de inversores. Fonte: ePowerBay

Na visão da ePowerbay, “é de grande importância conhecer bem os fornecedores de equipamentos na geração distribuída, assim é possível avaliar as marcas, traçar estratégias de operação e manutenção e analisar o mercado e concorrentes”.

Observação: dentro da classificação “outros” estão agrupados 47 fabricantes de inversores.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.