ANEEL informa sobre avanços no fornecimento de energia no litoral

A ENEL RJ, por exemplo, conseguiu restabelecer 98% das unidades consumidoras afetadas
21-02-23-canal-solar-ANEEL informa sobre avanços no fornecimento de energia no litoral
Consumidores estão sofrendo com a falta de energia em decorrência das fortes chuvas. Foto: ENEL RJ

Em continuidade às ações das diversas instâncias do governo, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que continua acompanhando os esforços para normalizar o fornecimento de energia elétrica aos consumidores dos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro atingidos pelas fortes chuvas.

“Resultado dos esforços empreendidos pelos diversos envolvidos, houve significativo avanço nos trabalhos, o que permitiu a muitos consumidores voltar a receber energia”, destacou a Agência.

Litoral norte de SP tem falta de energia devido às fortes chuvas

Seguem, abaixo, as atualizações:

  • A EDP SP, com a liberação parcial de áreas atingidas e trabalho das equipes de campo, fez com que cerca de 5 mil consumidores voltassem a receber energia e continua atuando na normalização do fornecimento;
  • A Elektro conseguiu fazer com que chegasse energia para quase todos os consumidores de sua área de concessão, exceto os residentes nas áreas ainda interditadas pela Defesa Civil;
  • A ENEL RJ conseguiu restabelecer 98% das unidades consumidoras afetadas.

EDP se mobiliza para atender litoral Norte de SP

Desde a noite do último sábado (18), as cidades do litoral Norte do estado de São Paulo foram atingidas por fortes chuvas que ocasionaram inúmeros alagamentos, deslizamentos de terra e interdição de estradas e rodovias que dão acesso à região.

Os municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, área de concessão da EDP, receberam cerca de 680 mm de chuva em 24 horas que, segundo o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), é o volume equivalente ao esperado para 90 dias de chuva.

Diante deste cenário, moradores e turistas ficaram desabrigados, sem alimentos, água potável e comunicação. Os deslizamentos e alagamentos provocaram o rompimento e a interrupção da energia na região. Até o momento, foram registradas 44 mortes, 1.730 pessoas desalojadas e 766 desabrigadas.

No início da tarde desta terça-feira (21), 97% dos clientes atendidos pela EDP no litoral estão com o serviço normalizado. Parte das interrupções de energia foram solicitadas pela Defesa Civil para garantir a segurança da população em áreas de risco, uma vez que ainda há locais com dificuldade de acesso pelas equipes.

Para atender todas as demandas da população, a EDP se uniu à Defesa Civil e aos órgãos estaduais e federais, e deslocou um contingente de cerca de 100 profissionais para agilizar o restabelecimento completo do fornecimento de energia aos seus clientes.

Atualmente, a companhia possui em campo 31 equipes atuando, sendo 26 equipes pesadas — para prestação de serviços como troca de poste, cabo rompido, retirada de árvores da rede e troca de transformadores — manutenções que demandam um tempo maior de execução e necessitam de ferramental e veículos especializados para esse atendimento.

Dado o deslocamento de várias unidades adicionais para as cidades afetadas e devido ao estado de calamidade, a empresa afirmou que os municípios estão sem hotéis e pousadas para alojamento das equipes da EDP. Alguns times estão alojados em escolas em conjunto com os bombeiros que atuam na região.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

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