WEG vai expandir capacidade de produção de baterias no Brasil

Investimento de R$ 100 milhões envolve a ampliação do prédio atual e a construção de uma nova fábrica em Santa Catarina
01032023-canal-solar-WEG-vai-expandir-capacidade-de-producao-de-baterias-no-Brasil
O investimento será realizado no parque fabril de Jaraguá do Sul , cidade sede da companhia, e será dividido em duas fases. Foto: Reprodução

A fabricante WEG anunciou o investimento de R$ 100 milhões até 2024 para a expansão da capacidade de produção de packs de bateria de lítio no Brasil. A empresa vai ampliar o prédio atual e também construirá uma nova fábrica para atender a demanda dos mercados de mobilidade elétrica e sistemas de armazenamento de energia.

O investimento será realizado no parque fabril de Jaraguá do Sul (SC), cidade sede da companhia, e será dividido em duas fases. A primeira envolve a ampliação do prédio de fabricação atual e a segunda prevê a construção da nova fábrica para o 1º semestre de 2024.

Segundo Carlos José Bastos Grillo, diretor superintendente da WEG Digital Sistemas, o investimento será fundamental para atender a demanda crescente do mercado de mobilidade elétrica, principalmente para o segmento de ônibus e caminhões.

“Com a conclusão de todas as fases do investimento, alcançaremos capacidade para oferecer mais de 1 GWh de packs de baterias por ano, envolvendo vários módulos, células de íons de lítio e sistemas de gerenciamento eletrônico, refrigeração e de segurança, entre outros itens.”

Fornecedora no mercado de armazenamento de energia por bateria (BESS) nos Estados Unidos, a WEG aposta na aceleração deste negócio também no Brasil.

“Com este investimento, reforçaremos no Brasil nossa atual capacidade de desenvolvimento de soluções locais para BESS, bem como ampliaremos ainda mais a oferta de packs de baterias para o mercado naval, que busca também soluções eletrificadas para redução de emissões”, acrescenta o executivo.

Com estes investimentos, a área construída disponível para a fabricação de packs de baterias será de aproximadamente 6.000 m², seguindo o modelo de construção modular da WEG, que permite o aumento gradual e contínuo da capacidade de produção para atender às necessidades de expansão da companhia ao longo dos próximos anos.

O projeto deverá gerar aproximadamente 140 novos empregos e contará com soluções de automação, digitalização e indústria 4.0 fornecidas pela WEG.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal