27 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Queda de energia no Centro de São Paulo faz prefeitura acionar ANEEL

Apagão desta terça-feira (19) que atingiu vários bairros e ainda não foi resolvido completamente

Autor: 21 de março de 2024Baterias
3 minutos de leitura
Queda de energia no Centro de São Paulo faz prefeitura acionar ANEEL

Centro da capital paulista passa por novo apagão. Foto: Creative Commons/Flickr/André Deak/Reprodução

A Prefeitura de São Paulo informou, nesta quinta-feira (21), que acionará a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o TCU (Tribunal de Contas da União) contra a Enel-SP após um novo apagão deixar mais de 35 mil pessoas sem luz no Centro da cidade.  

A queda de energia teve início na segunda-feira (18) e afetou não só moradores, como o funcionamento de hospitais, comércio e outras atividades. Até a noite de quarta-feira (20), bairros como Higienópolis, Santa Cecília, Consolação, Vila Buarque e Cerqueira César ainda estavam no escuro

A Enel afirmou, em nota, que não vai se manifestar sobre o assunto e disse que utilizará geradores para abastecer o fornecimento dos consumidores que ainda não tiveram o seu fornecimento de energia restabelecido.

A concessionária afirmou que normalizou o fornecimento durante a manhã de terça-feira, mas que durante o restabelecimento, detectou um indicativo de nova falha. Assim, decidiu desligar os circuitos para nova intervenção.

Contratos da Enel serão analisados pelo TCM

Nesta quarta-feira (20), o TCM-SP (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) anunciou a criação de um grupo de trabalho para analisar questões contratuais da Enel-SP. 

O objetivo é contabilizar os prejuízos que foram gerados pelo apagão no Centro da cidade.  O grupo contará com auditores e assessores dos gabinetes da Secretaria de Controle Externo para conduzir o estudo.

MME pede punição

Nesta semana, dois dias antes da Prefeitura de São Paulo informar que acionará a ANEEL e o TCU, quem também se manifestou contra a Enel-SP foi o MME (Ministério de Minas e Energia). 

A Pasta encaminhou, na terça-feira (19), um ofício à ANEEL pedindo que haja uma “célere e rígida apuração dos fatos” ocorridos nesta semana, bem como uma “responsabilização e punição rigorosa da concessionária”.

Segundo o Ministério, a Enel-SP tem “de forma reiterada” apresentado problemas na qualidade da prestação dos serviços junto aos moradores da capital paulista e cidades da região metropolitana. 

 

 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

 

 

Viviane Lucio

Viviane Lucio

Jornalista graduada pela UNIP (Universidade Paulista) e especialista em jornalismo científico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Possui experiência em produção de notícias, reportagens, fotografia, assessoria de comunicação e de imprensa.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.