Rio+Saneamento inaugura usinas de energia solar no RJ

Juntas possuem 5.500 kW, com capacidade de gerar 13,5 milhões de kWh no ano
Rio+Saneamento inaugura usina de energia solar no RJ
Concessionária pretende alcançar 100% do consumo de energia limpa até 2025. Foto: Rio+saneamento/Divulgação

A concessionária Rio+Saneamento anunciou que dará início à operação de uma usina de energia solar, localizada no município de Seropédica (RJ), em parceria com a Athon. E, ainda neste semestre, irá inaugurar outra usina solar na cidade de Porto Real, no Sul Fluminense.

As duas usinas juntas possuem 5.500 kW de potência instalada, com capacidade de gerar 13,5 milhões de kWh no ano.

A energia proveniente da usina solar será utilizada em unidades de pequeno porte e baixa tensão como a ETAs (Estações de Tratamento de Água), elevatórias de água e esgoto, captações, lojas e sedes administrativas.

A companhia também mantém a contratação de energia limpa e renovável no Mercado Livre de Energia para alcançar a meta de 100% do consumo de energia limpa até 2025, que servirá para abastecer unidades operacionais de média tensão.

No Mercado Livre de Energia, a Rio+Saneamento tem à disposição aproximadamente 50 milhões de kWh por ano de fonte de energia limpa.

Segundo o presidente da concessionária, Leonardo Righetto, os dois contratos equivalem à redução de emissão de mais de 27 mil toneladas de CO2 e ao plantio de 190.500 árvores ao longo do projeto.

Consumimos anualmente 42 milhões de kWh. Pensando na ampliação dos sistemas de água e, principalmente de esgoto, contratamos energia suficiente para toda a operação, podendo chegar até 63 milhões de kWh por ano”, explica o diretor de operações da Rio+Saneamento, Alexandre Boaretto,destacando que, atualmente, o índice de energia limpa referente à operação encontra-se em 96%.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal