Meyer Burger se prepara para fechar fábrica de módulos na Alemanha

Companhia afirmou que a decisão final será tomada até a segunda quinzena de fevereiro
Energia-solar-Canal-Solar-Meyer-Burger-se-prepara-para-fechar-fabrica-de-modulos-na-Alemanha.jpg
Fábrica de módulos. Imagem meramente ilustrativa.

A Meyer Burger, fabricante global de equipamentos e insumos para indústria solar, anunciou nesta quarta-feira (17) em teleconferência com investidores que pretende encerrar a produção de uma das maiores instalações de fabricação de módulos solares na Europa, a planta de Freiberg, na Alemanha.

A previsão é que o fechamento ocorra já no início de abril de 2024, afetando aproximadamente 500 funcionários. No entanto, a decisão final deverá ser tomada até a segunda quinzena de fevereiro.

Segundo a empresa, a falta de medidas para criar condições de concorrência com equipamentos chineses dificulta a continuidade da operação.

As plantas de células solares em Thalheim, na Alemanha, e de pesquisa e desenvolvimento na Suíça não serão afetadas, pois estas continuarão a apoiar os negócios da companhia fora da Europa.

A Meyer Burger ainda declarou que pretende focar seus esforços no mercado norte-americano, que segue sendo mais atraente para fabricantes locais de energia solar.

“O mercado dos EUA provou ser propício a uma indústria solar doméstica próspera, que beneficia de uma base de custos estável, acordos de compra fixos e níveis de preços atrativos. Os esquemas de apoio governamental, como a Lei de Redução da Inflação (IRA), aumentaram ainda mais o potencial de mercado existente”, declarou em nota.

O CEO da companhia, Gunter Erfurt, explicou a estratégia. “Nos EUA, podemos aproveitar ao máximo a nossa posição de liderança tecnológica, resultando num interesse substancial por parte dos parceiros e apoiado por políticas industriais favoráveis”.

A empresa disse que tem 5,4 GW em acordos de compra nos Estados Unidos e um potencial de gerar um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de cerca de 250 milhões de francos suíços em 2026.

“Somos capazes de desenvolver um negócio rentável, proporcionando uma perspectiva positiva para os nossos acionistas. A expansão dos negócios nos EUA está atualmente a decorrer conforme planeado, com o arranque da nossa unidade de produção de módulos solares na Goodyear, com início previsto para o segundo trimestre de 2024”, disse Erfurt.

Sobre a fábrica na Alemanha, a empresa disse que está aberta a discussões com as autoridades locais. No caso de encerramento, os cargos de engenharia, tecnologia, gestão da cadeia de abastecimento e algumas outras funções críticas terão a opção de se transferir para outras unidades da Meyer Burger.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal