Uma dúvida recorrente no mercado de energia solar é se a idade do telhado importa numa instalação fotovoltaica.
Para responder essa pergunta, o Canal Solar conversou com o especialista Augusto César Polinário, analista comercial da Solar Group.
Segundo ele, a idade pode e deve ser considerada, já que o tempo de uso tem muito a ver com segurança.
“O que realmente vale é o estado que o telhado está e, quanto mais antigo ele é, maior a probabilidade de ter alguma avaria”, destacou Polinário.
“Normalmente são telhas quebradas e infiltrações. Nos piores casos, a estrutura pode estar danificada, com rachaduras e umidade”, apontou.
O especialista ainda destacou que o ideal é sempre trocar a telha avariada, pois tentar arrumar pode causar mais transtornos futuramente. “Não existe uma telha mais adequada, cada uma tem as suas características, variando o tipo de solução que será utilizada”.
Saiba mais: Principais erros de instalação de painéis solares em telhados cerâmicos
Ademais, Polinário recomenda sempre uma visita técnica antes de começar a instalação de um sistema fotovoltaico. Esta medida é importante a fim de conhecer e analisar a estrutura do telhado, o tipo e idade, afinal, é ele que vai receber o suporte de fixação que irá sustentar o peso adicional da usina.
“Essa visita técnica deve ser feita por um profissional capacitado. E é fundamental que seja feito um laudo da estrutura – a fim de analisar as condições do telhado e garantir que o mesmo aguente a carga adicional do sistema fotovoltaico. Isso garante que fique bem fixo e seguro”, explicou.
Uma resposta
Otimo tema! Já vir vários casos problemático em decorrência de telhado com telhas e estruturas já bem usadas com o tempo.