2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

A idade do telhado influencia na instalação de um sistema FV?

Especialista discorreu sobre o assunto e deu recomendações para evitar possíveis avarias

Autor: 1 de junho de 2021novembro 25th, 2021Brasil
2 minutos de leitura
A idade do telhado influencia na instalação de um sistema FV?

Quais fatores devem ser considerados quando o assunto é o tempo do telhado?

Uma dúvida recorrente no mercado de energia solar é se a idade do telhado importa numa instalação fotovoltaica.

Para responder essa pergunta, o Canal Solar conversou com o especialista Augusto César Polinário, analista comercial da Solar Group.

Segundo ele, a idade pode e deve ser considerada, já que o tempo de uso tem muito a ver com segurança.

“O que realmente vale é o estado que o telhado está e, quanto mais antigo ele é, maior a probabilidade de ter alguma avaria”, destacou Polinário.

“Normalmente são telhas quebradas e infiltrações. Nos piores casos, a estrutura pode estar danificada, com rachaduras e umidade”, apontou. 

O especialista ainda destacou que o ideal é sempre trocar a telha avariada, pois tentar arrumar pode causar mais transtornos futuramente. “Não existe uma telha mais adequada, cada uma tem as suas características, variando o tipo de solução que será utilizada”.

Saiba mais: Principais erros de instalação de painéis solares em telhados cerâmicos

Ademais, Polinário recomenda sempre uma visita técnica antes de começar a instalação de um sistema fotovoltaico. Esta medida é importante a fim de conhecer e analisar a estrutura do telhado, o tipo e idade, afinal, é ele que vai receber o suporte de fixação que irá sustentar o peso adicional da usina.

“Essa visita técnica deve ser feita por um profissional capacitado. E é fundamental que seja feito um laudo da estrutura – a fim de analisar as condições do telhado e garantir que o mesmo aguente a carga adicional do sistema fotovoltaico. Isso garante que fique bem fixo e seguro”, explicou. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

  • Jorge Fernando disse:

    Otimo tema! Já vir vários casos problemático em decorrência de telhado com telhas e estruturas já bem usadas com o tempo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.