Acordo entre a ANEEL e BC Contas permite que contas de energia sejam pagas com o Pix

Esta medida deve facilitar as atividades das distribuidoras de energia, já que o Pix é mais rápido e barato para elas receberem pela prestação do serviço

As contas de luz agora podem ser pagas por meio do Pix, o pagamento instantâneo brasileiro. O anúncio foi divulgado na abertura da 10ª Sessão Plenária do Fórum Pix do Banco Central, realizada nesta quinta-feira (20). Com a nova forma de pagamento, a fatura pode ser paga em qualquer dia da semana a qualquer hora, de forma eletrônica e sem custo adicional.

Segundo Rodrigo Limp, secretário de Energia Elétrica do MME (Ministério de Minas e Energia), ao garantir o pagamento imediato, o Pix agiliza o religamento da energia, no caso de residências e estabelecimentos comerciais que estiverem condicionados à verificação do efetivo pagamento. Hoje, esse processo leva dias devido às características do meio de pagamento usualmente utilizado para liquidação das faturas.

“A possibilidade de pagamento das faturas de energia elétrica por meio do Pix representa mais um importante avanço no atendimento aos consumidores de energia elétrica, trazendo agilidade e redução de custos operacionais”, comentou Limp.

Para André Pepitone, diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a medida visa facilitar a rotina dos consumidores. “Por meio dessa iniciativa moderna, os consumidores ganham mais uma opção para pagar, em qualquer horário e dia, sua fatura eletronicamente sem precisar ir em agências bancárias, lotéricas ou postos de atendimento das distribuidoras”, destacou Pepitone.

Esta medida deve facilitar as atividades das distribuidoras de energia, já que o Pix é mais rápido e barato para elas receberem pela prestação do serviço. Além disso, a ANEEL afirmou que fará a interlocução com as empresas de distribuição de energia e com o Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) para que o Pix alcance todas as prestadoras de serviço e esteja adequado para fins de emissão da nota fiscal de energia elétrica.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal