O Aeroporto Regional de Maringá inaugurou, no último dia 18, uma usina fotovoltaica de 850,20 kWp de potência instalada. A planta ocupa um espaço de 11,4 mil metros quadrados e possui cerca de 1,5 mil módulos e sete inversores. A estimativa de geração é de 0,7 MWh.
Com a usina em operação, o aeroporto estima uma redução de 95% nos custos de energia, representando economia anual de R$ 1 milhão ao município. O projeto teve investimento de R$ 5,3 milhões, foi idealizado pela Prefeitura de Maringá e financiado pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Segundo a companhia, com a instalação da usina solar, o aeroporto se tornou o primeiro terminal aéreo regional e o terceiro do país em autossuficiência energética.
Além da instalação da planta, o aeroporto passou por outras melhorias, como ampliação da pista de pousos e decolagens, instalação de sistema que facilita pouso de aeronaves em situação de baixa visibilidade e melhorias no armazém de cargas, para receber cargas internacionais.
Leia também:
- Aeroporto de Salvador antecipa meta ESG com uso de energia solar
- Ceará já tem escolas, metrô e até aeroportos com energia solar
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].