25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Alemanha registra menor emissão anual de CO2 em 70 anos

Informações foram publicadas pela instituição Agora Energiewende nesta quinta-feira (04)

Autor: 4 de janeiro de 2024Mundo
3 minutos de leitura
Alemanha registra menor emissão anual de CO2 em 70 anos

Foto: Agora Energiewende/Reprodução

A Alemanha emitiu em 2023 a menor quantidade anual de CO2 dos últimos 70 anos, com 673 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Trata-se um volume que representa 73 milhões de toneladas a menos do que na comparação com 2022. 

As informações foram publicadas, nesta quinta-feira (04), pela instituição Agora Energiewende. Segundo o estudo, o principal motivo para a queda do volume de emissões foi o aumento na produção doméstica de energia renovável. 

No ano passado, pela primeira vez, a geração por fontes, como solar e eólica, representou mais de 50% do total. Outro fator foi a redução significativa na produção de eletricidade a carvão, que caiu para seus níveis mais baixos desde a década de 60.

A queda nas emissões também foi impactada por indústrias de uso intensivo de energia e que reduziram a produção de gás após o aumento do preço do combustível, provocado pela substituição do gás encanado importado da Rússia por importações de gás liquefeito natural. As emissões industriais caíram em 20 milhões de toneladas.

“As consequências da crise de energia fóssil e da desaceleração da economia são evidentes nas emissões de CO2 dos setores de uso intensivo de energia”, disse o diretor do Agora Energiewende, Simon Müller, em comunicado.

Müller destacou ainda que a Alemanha está se aproximando de sua meta de produzir 80% de sua eletricidade a partir da energia eólica e solar até 2030. No entanto, pontuou que a redução das emissões do setor no ano passado não reflete, necessariamente, um desenvolvimento sustentável. 

“A queda na produção relacionada à crise enfraquece a economia alemã. Se as emissões forem posteriormente transferidas para o exterior, então nada foi alcançado para o clima”, disse ele. 

Nesse sentido, para atingir suas metas climáticas, a Alemanha precisará de uma “enxurrada de investimentos” para modernizar a indústria e reduzir a pegada de carbono do aquecimento, completa Müller.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.