ANEEL abre consulta pública para edital do leilão de sistemas isolados 2021

Segundo a agência, espera-se atender 23 municípios de cinco estados brasileiros

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) abriu, nesta quinta-feira (26), a Consulta Pública n.º 070/2020 para debater a minuta do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, previsto para 26 de março de 2021.

Ao total, são cinco lotes, destinados a soluções de suprimento para mercados consumidores dos sistemas isolados.

Segundo a agência, espera-se atender 23 municípios de cinco estados brasileiros: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No total, a potência requerida pelos empreendimentos é de 93,7 MW.

O início de suprimento de todos os lotes está previsto para 1º de abril de 2023. O período varia de 28 meses a 60 ou 180 meses, a depender da previsão de interligação e da fonte. No caso das renováveis, o período é de até 60 meses.

A ANEEL afirmou ainda que as soluções de suprimento poderão considerar o uso misto de fontes e tecnologias, inclusive de armazenamento de energia.

A consulta pública estará disponível para contribuições entre o dia 26 de novembro e 11 de janeiro do ano que vem. A minuta de edital e demais documentos relacionados poderão ser acessados na página da ANEEL na internet.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal