A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (19), o reajuste tarifário anual de 2022 da Enel Distribuição Ceará – empresa que fornece energia elétrica para pouco mais de 3,8 milhões de unidades consumidoras no estado.
A medida elevará a conta de luz média dos cearenses em cerca de 24,85% a partir da próxima sexta-feira (22).
A Agência justificou que o aumento ocorre em razão da “retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, além de custos com encargos setoriais e despesas relacionadas às atividades de distribuição e compra de energia”, frisou, em nota.
Aumentos percentuais aprovados
-
23,99% para imóveis residenciais com baixo consumo
-
24,16% para consumidores de alta tensão com grande demanda de energia, como as indústrias
-
25,09% para consumidores de baixa tensão, em geral residências e pequenos negócios
A medida tomada pela ANEEL ocorre uma semana após o Governo Federal ter anunciado o fim da bandeira Escassez Hídrica – que encareceu, entre os meses de setembro de 2021 e abril de 2022, a conta de luz dos brasileiros em cerca de 20%.
No lugar dela foi anunciada a volta da bandeira verde, reduzindo, desde o dia 16 de abril, a cobrança da taxa extra de energia de R$ 14,20 para cada kWh consumido para zero até o final deste ano.
De acordo com o Governo Federal, o volume de chuvas registrado desde o final do ano passado e a atual situação dos principais reservatórios brasileiros permitiu a União tomar a decisão sem haver a possibilidade de ocorrerem riscos de desabastecimento no país, como aconteceu em 2021.
Na oportunidade, o país ficou à beira de um colapso de energia em razão da maior crise hídrica dos últimos 91 anos e do baixo nível dos reservatórios.