27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

ANEEL anuncia alta de 24,85% na conta de luz dos cearenses

Medida começa a valer a partir de sexta-feira (22) e afeta 3,8 milhões unidades consumidoras

Autor: 19 de abril de 2022Brasil
ANEEL anuncia alta de 24,85% na conta de luz dos cearenses

Reajuste anual foi aprovado pela ANEEL na manhã desta terça-feira (19). Foto: Pexels

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (19), o reajuste tarifário anual de 2022 da Enel Distribuição Ceará – empresa que fornece energia elétrica para pouco mais de 3,8 milhões de unidades consumidoras no estado. 

A medida elevará a conta de luz média dos cearenses em cerca de 24,85% a partir da próxima sexta-feira (22). 

A Agência justificou que o aumento ocorre em razão da “retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, além de custos com encargos setoriais e despesas relacionadas às atividades de distribuição e compra de energia”, frisou, em nota. 

Aumentos percentuais aprovados

  • 23,99% para imóveis residenciais com baixo consumo

  • 24,16% para consumidores de alta tensão com grande demanda de energia, como as indústrias

  • 25,09% para consumidores de baixa tensão, em geral residências e pequenos negócios

A medida tomada pela ANEEL ocorre uma semana após o Governo Federal ter anunciado o fim da bandeira Escassez Hídrica – que encareceu, entre os meses de setembro de 2021 e abril de 2022, a conta de luz dos brasileiros em cerca de 20%.

No lugar dela foi anunciada a volta da bandeira verde, reduzindo, desde o dia 16 de abril, a cobrança da taxa extra de energia de R$ 14,20 para cada kWh consumido para zero até o final deste ano. 

De acordo com o Governo Federal, o volume de chuvas registrado desde o final do ano passado e a atual situação dos principais reservatórios brasileiros permitiu a União tomar a decisão sem haver a possibilidade de ocorrerem riscos de desabastecimento no país, como aconteceu em 2021. 

Na oportunidade, o país ficou à beira de um colapso de energia em razão da maior crise hídrica dos últimos 91 anos e do baixo nível dos reservatórios.

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.