A BYD Brasil inaugurou, em Campinas (SP), nesta terça-feira (18), a sua nova linha de produção de módulos fotovoltaicos no país.
O evento contou com a participação do prefeito do município, Dário Saadi (Republicanos), da vice-presidente executiva global da empresa, Stella Li, além de outras autoridades e veículos de imprensa, entre eles o Canal Solar.
Clique aqui e conheça a nova linha de produção da BYD
As novas instalações receberam uma grande renovação de seus equipamentos e processos como multi-busbar, half-cell, 1/3 cut cell, micro-gap e negative-gap.
Com isso, a empresa iniciará a comercialização de uma nova linha de módulos de alta potência, mono e bifaciais, que variam de 450W até 670W.
Com a ampliação do empreendimento também será possível realizar a laminação e o encapsulamento de módulos convencionais ou double-glass.
Outro fato de destaque é que a expansão e transformação dos processos produtivos garantem à BYD a possibilidade da empresa triplicar a sua capacidade para atingir 500 MW – valor suficiente para abastecer uma cidade com 750 mil habitantes.
“O mundo vem investindo fortemente na expansão das fontes renováveis de energia e o Brasil tem um potencial enorme de se consolidar como um dos principais líderes dessa revolução energética, já que temos alta irradiação solar, todos os minérios estratégicos para industrialização local e muito espaço para o crescimento da fonte solar fotovoltaica em complementação à nossa matriz majoritariamente hídrica e renovável”, disse Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD Brasil.
Dario Saadi, prefeito de Campinas, por sua vez, disse que considera a diversificação da matriz energética como um fator fundamental nos dias de hoje e que o município apoio o fomento do setor solar e de outras energias renováveis. “A diversificação da matriz precisa também ser eficiente senão ela não se consolida. É isso que essa planta traz: uma produtividade maior, já que vai triplicar a fabricação de painéis fotovoltaicos mais eficientes e de maior qualidade do ponto de vista de geração de energia”, disse ele.
Tecnologia nacional
De acordo com a BYD Brasil, a nova linha de produção de módulos fotovoltaicos representa uma grande conquista para todo o mercado.
A empresa já havia mostrado ser capaz de projetar módulos de alta potência e qualidade, e também poderá fabricá-los em larga escala, com nível de produtividade e eficiência idênticos aos padrões globais.
Atualmente, a BYD possui todo o equipamento necessário para aferir e atestar os módulos fotovoltaicos desenvolvidos no mercado brasileiro.
“Assim, conseguimos atestar nossos módulos e outros produzidos no exterior, na própria BYD. Com isso, ganhamos muito em agilidade, tempo, prazo, custo e também em qualidade”, conclui Taborda.
4 respostas
Para ser um fornecedor dos seus produtos ,como faço
Atuei em indústria automotiva em Sumaré como soldador montador e técnico funileiro de carrocerias e gostaria de saber como posso me candidatar a vagas na linha de montagem da BYD
Realmente, uma ótima iniciativa do governo local e uma visão extraordinária da BYD. Certamente trará muitas oportunidades para a localidade e consequentemente para o nosso país. O Brasil, só tem a ganhar com projetos desse nível, os consumidores também, já que a fábrica está bem próxima do mercado consumidor. Parabéns ao Canal Solar, por dar a cobertura de notícias boas como essa que só eleva nossas perspectivas de bons negócios!
Ótimo produto brasileiro possível valor mais acessível