27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

ANEEL apresenta proposta de sandboxes tarifárias

Projeto faz parte da consulta pública nº 049/2021 aberta até o dia 13 de outubro

Autor: 7 de outubro de 2021novembro 1st, 2021Brasil
ANEEL apresenta proposta de sandboxes tarifárias

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) promoveu nesta quarta-feira (6) a audiência pública 23/2021 para apresentar a proposta de regularizar a aplicação de sandboxes (projetos-pilotos) tarifários. O evento foi transmitido pelo canal da Agência no YouTube. 

A audiência foi presidida por Sandoval Feitosa, diretor da ANEEL e relator da proposta. Também participaram do evento seis agentes do setor elétrico representantes de distribuidoras, associações e conselhos de consumidores. 

“Temos a certeza de que as inovações trarão, seguramente, tarifas mais condizentes com a realidade do setor elétrico que busca por mais tecnologia e mais serviços para o consumidor, especialmente na distribuição de energia”, destacou Feitosa. 

Leia também: ANEEL liberou o corte de energia para pessoas de baixa renda

A medida da Agência permitirá uma formatação personalizada dos preços da energia elétrica para os consumidores de baixa tensão (grupo B), usuários de veículos elétricos, de geração distribuída e sistemas de armazenamento acessíveis.

A proposta para desenvolvimento e aplicação de projetos-piloto que envolvam faturamentos diferenciados pelas distribuidoras é composta por três linhas de ação: 

  • O estabelecimento de  uma resolução normativa com diretrizes gerais para criação dos sandboxes tarifários; 
  • A criação de um Projeto-Piloto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento do Setor Elétrico), com o objetivo de realizar a gestão, organização e acompanhamento de resultados das sendboxes; 
  • A realização de chamadas públicas para incentivar a execução dos sandboxes por parte das distribuidoras de energia.

O projeto faz parte da consulta pública nº 049/2021, que permanece aberta até o dia 13 de outubro, a contribuição pode ser feita por meio do e-mail para [email protected] Acesse os documentos relacionados à chamada pública clicando aqui.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.