5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

ANEEL libera operação de usina solar na Bahia 

Empreendimento conta com capacidade instalada de 47,2 MW no município de Juazeiro

Autor: 29 de outubro de 2021novembro 19th, 2021Brasil
ANEEL libera operação de usina solar na Bahia 

Nordeste é a região brasileira com maior geração de energia solar a partir de usinas de grande porte. Foto: ANEEL

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou o funcionamento de mais um empreendimento solar no país no começo desta semana. A entidade liberou a operação da usina de Juazeiro V, com capacidade instalada de 47,2 MW, no município de Juazeiro, no interior do Estado da Bahia.

De acordo com a Agência, trata-se de uma importante etapa para o fomento da energia solar na região do nordeste do país, já que também fazem parte do complexo as UFV Juazeiro I a IV, que estão em operação desde 2018.

Atualmente, o Nordeste é a região brasileira com maior geração de energia solar a partir de usinas de grande porte, com mais de 73% de toda a potência fiscalizada.

Dos 4,02 GW de GC (Geração Centralizada), pouco mais de 2,966 GW foram gerados somente nos estados que compõem a localidade. Na sequência, aparecem as regiões Sudeste (1,022 GW); Norte (0,016 GW); Sul (0,014 GW) e Centro-Oeste (0,006 GW). 

Usina solar paulista 

Na segunda semana de outubro, a Agência também já havia autorizado o início da operação comercial da maior central de geração solar do Estado de São Paulo: o complexo Pereira Barreto I a IV, com 167,58 MW de capacidade instalada.

O empreendimento, localizado na cidade de Pereira Barreto, às margens do reservatório da hidrelétrica de Três Irmãos, conta com 600 mil painéis voltados para a produção de energia elétrica limpa e renovável.

O complexo iniciou a operação com seis meses de antecedência em relação ao seu compromisso na outorga pela ANEEL e, de acordo com a própria companhia, ajudará o país no enfrentamento da maior crise hídrica dos últimos 91 anos. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.