O segundo e último dia do Canal Conecta, congresso idealizado pelo Canal Solar, teve início nesta terça-feira (29) com uma palestra sobre armazenamento de energia em grande escala no palco do Centro de Convenções da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).
A apresentação foi conduzida por Rogerio Costa, gerente de vendas da You.On, que mostrou para o público mais detalhes sobre o mercado de energia e o que esperar para 2023 em termos de leilões de capacidade e melhoria do incremento da tecnologia junto aos sistemas isolados.
“Hoje é aquela história. Temos a fonte renovável e, consequentemente, a energia, mas não temos a potência disponível. Ou seja, com o armazenamento, a gente busca que as fontes renováveis também nos tragam a potência necessária para ser usada no nosso dia a dia”, explicou Costa.
O gerente de vendas também aproveitou a oportunidade para mostrar ao público detalhes de um dos primeiros projetos com baterias de grande porte do Brasil e voltado para o fornecimento e instalação de um complexo de armazenamento com suporte à subestação de Registro (SP).
Primeiro dia
Ao todo, o primeiro dia do Canal Conecta contou com a participação de cerca de 500 participantes, que se inscreveram para acompanhar o evento tanto presencialmente quanto pela Internet.
O período da manhã focou em apresentações relacionadas à Lei 14.300, com uma palestra ministrada pelo advogado Pedro Dante e um painel de discussão com profissionais renomados.
O restante do dia ficou reservado para debates referentes a outros assuntos, como usinas solares flutuantes, mudanças climáticas e vendas no setor fotovoltaico.