GC Solar 22,70 GW GD Solar 49,91 GW
Mercado & Investimentos

Atlas desiste de complexo solar de 1 GW em Minas Gerais por falta de margem de escoamento

Decisão foi motivada pela inviabilidade técnica do projeto devido à falta de disponibilidade de conexão na região

Atlas desiste de complexo solar de 1 GW em Minas Gerais por falta de margem de escoamento

Foto: Atlas Renewable Energy/Divulgação

Um mês após a Atlas Renewable Energy suspender cerca de US$ 1 bilhão em investimentos no Brasil em meio ao avanço do curtailment, seu braço local, a Atlas Brasil Comercializadora, desistiu da implantação do Complexo Solar Santa Rita, em Buritizeiro (MG). O projeto reuniria 25 usinas fotovoltaicas e somaria 1,03 GW de capacidade instalada.

A decisão foi motivada pela inviabilidade técnica do projeto. Segundo o processo analisado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), não há margem de escoamento disponível para conectar o complexo ao SIN (Sistema Interligado Nacional) no horizonte dos próximos 48 meses.

A limitação da infraestrutura de transmissão tem se tornado um dos principais desafios para novos empreendimentos de geração renovável, especialmente em regiões com elevada concentração de projetos.

Ao analisar o pedido, a ANEEL verificou que os empreendimentos não possuíam contratos de comercialização no ACR (Ambiente de Contratação Regulada). A agência também constatou que não haviam sido firmados contratos de conexão ou de uso do sistema de transmissão. Outro ponto considerado foi a inexistência de inadimplências relacionadas aos projetos.

Além disso, a agência observou que não havia atraso no cronograma de implantação. A entrada em operação comercial das usinas estava prevista para novembro de 2027, o que significa que os empreendimentos ainda estavam dentro do prazo originalmente autorizado.

Em sua análise, a área técnica da ANEEL concluiu que o pedido de desistência atende às exigências da regulamentação vigente. “Isto posto, verifica-se que o pedido está em conformidade com as normas vigentes aplicáveis ao caso, atendendo aos requisitos exigidos para sua apreciação. Dessa forma, conclui-se pela procedência do pedido de revogação das Resoluções Autorizativas”, registra o parecer.

Com a decisão, serão revogadas as autorizações concedidas para a implantação das 25 usinas que integrariam o Complexo Solar Santa Rita. A desistência evidencia os impactos das restrições de acesso à rede elétrica sobre o desenvolvimento de novos projetos de geração renovável no Brasil.

Você pode se interessar também

Atlas suspende US$ 1 bilhão em projetos no Brasil e expõe impacto do curtailment

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Wagner Freire
Sobre o autor
Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentários (5)

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

  • Felix Ximenes

    coloquei placa solar em minha casa 1,23kwa, estou aguardando a Enel a quase dois meses para mudar o relogio de leitura e não consigo!

  • Arlindo Faria

    Mesmo que houvesse margem de escoamento no sistema de transmissão, não há carga no sistema, agora ou até a entrada das usinas, para absorver o excedente de geração. A expansão da transmissão está sendo feita, o que falta é o governo federal trazer novas cargas industriais ao Brasil, mas com essa condução da economia fica muito difícil.

  • Daiso Longatti Andrade

    Isso é culpa do governo federal.

  • Daiso Longatti Andrade

    Isso é um absurdo.

  • Luís Fernando Baptista

    Impressionante., tenho 63 anos e NUNCA tinha Visto tantos Incompetentes num Desgoverno como esse..Extremamente Lento E ainda TAXA as Baterias…

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.