O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira (13) a taxa básica de juros da economia em meio ponto percentual, levando a Selic de 12,25% para 11,75% ao ano.
Esta é a quarta queda consecutiva nos juros básicos, sendo o patamar mais baixo já registrado desde março de 2022. A redução já era esperada pelo mercado financeiro e foi decidida por unanimidade entre os representantes do colegiado.
A autoridade financeira justificou o novo corte pela melhora do cenário internacional, principalmente o arrefecimento dos juros nos Estados Unidos.
Esta foi a última reunião do Copom deste ano. O colegiado volta a se encontrar nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024, com expectativa de que o ritmo nos cortes da Selic siga ocorrendo ao longo do ano que vem, caso o atual panorama se mantenha.
Segundo dados do boletim Focus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (11), a taxa básica de juros no Brasil deve chegar a 9,25% em dezembro de 2024.
Financiamento
Apesar do preço dos kits fotovoltaicos estarem mais baratos do que nunca, no Brasil o financiamento ainda segue sendo a saída mais viável para que a maioria dos consumidores tenha acesso a energia solar em suas residências, comércios e afins.
Nesse sentido, a redução da taxa básica de juros gera um impacto significativo na venda dos sistemas de energia solar, uma vez que abre margem para negociação junto aos clientes e evita com que os bancos e/ou financiadores restrinjam o acesso ao crédito para os interessados na tecnologia, como aconteceu no primeiro semestre deste ano.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].