1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Banco Central reduz taxa de juros para 11,75% e indica novos cortes

Esta foi a quarta queda consecutiva da Selic, sendo o patamar mais baixo registrado desde março de 2022

Autor: 14 de dezembro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Banco Central reduz taxa de juros para 11,75% e indica novos cortes

Edifício-sede do Banco Central do Brasil. Foto: EBC

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira (13) a taxa básica de juros da economia em meio ponto percentual, levando a Selic de 12,25% para 11,75% ao ano. 

Esta é a quarta queda consecutiva nos juros básicos, sendo o patamar mais baixo já registrado desde março de 2022. A redução já era esperada pelo mercado financeiro e foi decidida por unanimidade entre os representantes do colegiado. 

A autoridade financeira justificou o novo corte pela melhora do cenário internacional, principalmente o arrefecimento dos juros nos Estados Unidos.

Esta foi a última reunião do Copom deste ano. O colegiado volta a se encontrar nos dias 30 e 31 de janeiro de 2024, com expectativa de que o ritmo nos cortes da Selic siga ocorrendo ao longo do ano que vem, caso o atual panorama se mantenha.

Segundo dados do boletim Focus, divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira (11), a taxa básica de juros no Brasil deve chegar a 9,25% em dezembro de 2024.

Financiamento

Apesar do preço dos kits fotovoltaicos estarem mais baratos do que nunca, no Brasil o financiamento ainda segue sendo a saída mais viável para que a maioria dos consumidores tenha acesso a energia solar em suas residências, comércios e afins. 

Nesse sentido, a redução da taxa básica de juros gera um impacto significativo na venda dos sistemas de energia solar, uma vez que abre margem para negociação junto aos clientes e evita com que os bancos e/ou financiadores restrinjam o acesso ao crédito para os interessados na tecnologia, como aconteceu no primeiro semestre deste ano.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.