24 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Trina Tracker contará com rastreadores solares à pronta-entrega

Fabricante investiu em estoque para atender ao aumento da demanda do mercado fotovoltaico brasileiro

Autor: 12 de dezembro de 2023dezembro 18th, 2023Brasil
3 minutos de leitura
Trina Tracker contará com rastreadores solares à pronta-entrega

A fabricante informou que o rastreador que está à disposição no Brasil é o Vanguard 1P. Imagem: Trina Trcker

A Trina Tracker anunciou que, por meio de um estoque estratégico de seus produtos, será capaz de atender, com pronta-entrega, a demanda dos clientes do mercado de GD (geração distribuída) do Brasil por rastreadores solares.

Segundo a empresa do Grupo Trina Solar, a iniciativa tem por objetivo atender aos clientes que se enquadram na Lei 14.300/22 –  projetos de GD I, II e III. Ainda de acordo com a companhia, o modelo de atendimento prevê o fornecimento pronta-entrega de seus produtos, garantindo assim mais agilidade nos processos de instalação e comissionamento de usinas solares.

A fabricante informou que o rastreador que está à disposição no Brasil é o Vanguard 1P, modelo que incorpora os mais recentes avanços tecnológicos e é o mais vendido no país, com o fornecimento local superando a marca de 1 GW.

“Equipado com um sistema de Inteligência Artificial de autoaprendizagem, ele é capaz de ajustar o ângulo e movimentação  de  cada fileira de painéis solares, maximizando  a produção de energia durante períodos de irradiação solar difusa e até mesmo em terrenos inclinados”, informou a companhia.

De acordo com Marcus Fabrino, head  da Trina Tracker para a América Latina,  os  ganhos de geração vão de 3 até 8%. Ele ainda pontua que os equipamentos da Trina Tracker são totalmente compatíveis com os módulos fotovoltaicos desenvolvidos pela Trina Solar, bem como com os de outras indústrias do setor que utilizam as tecnologias mais recentes na fabricação do produto.

“Dessa maneira, é afastado o risco de um problema recorrente em muitas usinas solares, que  é a incompatibilidade entre módulos e rastreadores, fato que impacta negativamente a geração de energia”, acrescentou a empresa.

O Vanguard 1P conta com certificados de bancabilidade e atestados técnicos que asseguram excelência de desempenho emitidos pelas principais empresas internacionais, como a CPP Wind e DNV.

Investimento em fabricação brasileira

Em agosto deste ano a Trina Tracker anunciou que o Brasil foi escolhido para ser o primeiro país fora da China e Espanha a contar com uma fábrica própria de rastreadores. A nova fábrica está sendo instalada em Salvador, capital da Bahia, e as estimativas são que os primeiros fornecimentos ocorram a partir do primeiro trimestre de 2024.

Hoje, a Trina Tracker possui duas plantas industriais, uma na cidade de Changzhou, na China, e outra em Viana, na Espanha, que juntas têm capacidade instalada para produzir o equivalente a 7,5 GW em rastreadores por ano. A unidade brasileira terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores.

“Tanto a decisão de montar um estoque de equipamentos quanto de instalar uma fábrica da Trina Tracker no país é mais uma demonstração da convicção da Trina Solar em torno do potencial de crescimento do mercado solar brasileiro. Investimos fortemente na produção local e qualificação cada vez maior de nossos técnicos com o objetivo de estar próximos de  nossos clientes para entender as suas necessidades e atendê-los cada vez melhor. Acreditamos que, dessa maneira, contribuímos de forma efetiva para o desenvolvimento do setor fotovoltaico”, destaca Alvaro García-Maltrás, Presidente para a América Latina da Trina Solar.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.