5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

BESS: solução para gerenciar energia no horário de ponta e backup

PHB Solar tem uma solução para consumidores que contam com operação durante o horário de ponta

Autor: 25 de maio de 2022Artigos técnicos
BESS: solução para gerenciar energia no horário de ponta e backup

Um dos pontos que tiram o sono de qualquer empresário que possui um negócio de médio ou grande porte, é o alto custo de energia durante o horário de ponta

Os postos tarifários obrigam hoje supermercados, shoppings e outros diversos comércios e indústrias a utilizarem meios alternativos à rede elétrica durante o posto tarifário no qual a energia é mais cara – como, por exemplo, geradores a diesel.

O problema é que a utilização de geradores movidos a óleo diesel traz alguns desafios a esses estabelecimentos, dentre eles a poluição sonora e do ar, altos custos de manutenção e de combustível, e a necessidade de se ter mão de obra especializada na operação desses equipamentos.

Com o rápido desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia, a PHB Solar trouxe em 2019 uma solução denominada BESS (Battery Energy Storage System), pensada justamente para auxiliar consumidores faturados no Grupo A, que contam com operação durante o horário de ponta. 

O BESS é, de maneira simplificada, um contêiner recheado de baterias e de eletrônica que permite o acoplamento da rede elétrica, baterias, sistema fotovoltaico e gerador a diesel em um só produto, que trabalha como backup para o cliente, ou seja, provê energia para o estabelecimento em caso de falha da rede, e ainda outras diversas soluções.

Dentro das aplicações possíveis do BESS, além da operação como backup, estão o energy time-shift, peak shaving e o auto consumo local. 

Para evitar as tarifas elevadas que são aplicadas no horário de ponta, o cliente pode, através do energy time shift, carregar as baterias do BESS durante o dia, através da fonte solar fotovoltaica e despachar energia durante as horas de ponta, evitando o consumo da rede e aproveitando uma fonte muito mais barata e sustentável.

Além de suprir energia elétrica durante o horário de ponta, o BESS pode ser configurado para evitar possíveis ultrapassagens de demanda, que por sua vez ocasionariam multas. Para atender aos mais diversos cenários, a PHB trabalha com contêineres de 10, 20 e 40 pés. Configuração modular de conversores de potência, podendo chegar a até 500 kVA e até 1,96 MWh (por contêiner).

BESS: solução para gerenciar energia no horário de ponta e backup

O PCS (power conversion system) é tratado como híbrido na configuração em que os conversores CC/CC, CC/CA e STS (chave de transferência estática) estão instalados em um único armário, onde um sistema convencional traria esses equipamentos em armários separados, exigindo mais espaço e elevando o custo. 

Dentro do contêiner ainda ficam as baterias, BMS (battery management system – sistema de gerenciamento das baterias), EMS (energy management system – sistema de gerenciamento de energia), ar-condicionado, sensor de fumaça e temperatura, câmeras de vigilância e sistema anti-incêndio.

Vemos acima o caso mais completo, onde além do contêiner, há o gerador fotovoltaico (à esquerda), grupo motor gerador e rede (à direita). Podendo-se adaptá-la aos cenários desejados e aos requisitos de projeto.

O contêiner pode ter o papel de formador de rede, trabalhando totalmente off-grid, ficando o sistema fotovoltaico responsável pelo abastecimento das baterias e podendo o gerador a diesel atuar como backup. Configuração que traz a possibilidade de alimentação de locais completamente remotos sem abrir mão da sustentabilidade.

O BESS da PHB é cotado diretamente com a equipe de engenharia da PHB através dos e-mails: [email protected] e [email protected].

Fernando Schmidt

Fernando Schmidt

Engenheiro Eletricista na PHB Solar, com graduação e mestrado na área de Sistemas Fotovoltaicos e Qualidade de Energia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Trabalha no ramo de geração fotovoltaica desde 2018, atuando no desenvolvimento de projetos de Minigeração Distribuída e Autoprodução de Energia. Na PHB Solar atua na área de treinamentos e concepção de soluções para grandes usinas fotovoltaicas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.