A importadora e distribuidora Bluesun, segunda empresa no ranking pela pesquisa Greener, já é maior em faturamento e número de colaboradores do que sua antiga aliada comercial, a Bluesun China.
A parceria entre as duas começou ainda em 2012, ano em que foi firmado o primeiro contrato entre a Bluesun China, a razão pela qual a empresa adotou o nome Bluesun do Brasil.
Devido à incompatibilidade entre os mercados, em 2015, a até então Bluesun do Brasil decidiu não renovar seu contrato com os chineses e se tornou totalmente independente, se tornando uma distribuidora multimarcas.
Segundo o engenheiro Roberto Marcel Caurim, CEO e um dos sócios fundadores, este foi o ponto de partida para uma jornada de sucesso. “Chegamos a pensar em trocar o nome da empresa, porém, em um mercado que estava bastante imaturo ainda na época, decidimos registrar a marca Bluesun, pois já éramos bastante conhecidos. E assim, ficou até hoje e foi um grande acerto”, afirma Caurim.
Hoje, com unidades de distribuição em várias regiões do Brasil, transportadora própria, mais de 200 colaboradores diretos, em torno de 25 mil integradores cadastrados em sua plataforma de orçamentos e em vias de ultrapassar a barreira de 400 Franqueados, a empresa prevê faturamento para 2022 de R$ 1 bilhão.
Ainda de acordo com a Bluesun, a empresa consolida-se no mercado como uma das gigantes na distribuição de equipamentos fotovoltaicos no Brasil. “Começamos em 2012 com um capital de menos de R$ 40 mil, os tempos eram outros. Hoje, seria impossível pois as distribuidoras já entram no mercado com valores na casa dos milhões”, destaca Caurim.
“Com a grande parcela de investimento próprio e capital 100% nacional, nos orgulha e tranquiliza termos um baixíssimo endividamento, temos um planejamento financeiro que tende a zero ainda dentro deste ano. Possuímos sede própria e uma excelente estrutura financeira, com equipe de controladoria interna e externa”, conta o executivo.
A empresa ainda ressalta que identificou a necessidade de profissionalizar a administração dos recursos da empresa com decisões colegiadas, para atenuar erros e com conselheiros de várias áreas do processo. “Sempre que tomamos decisões importantes temos na mesa advogado tributarista, contabilidade, CFO e Controladoria. Todo o lucro da Bluesun é reinvestido na empresa, por isso, cresce com estrutura financeira própria”, explica Caurim.
O engenheiro Ricardo Mansour, sócio-proprietário da empresa e também um dos fundadores, analisa a preservação financeira da distribuidora. “Toda essa segurança financeira se reflete na confiança que nossos integradores e franqueados depositam em nós, confiando suas vendas para a Bluesun”.
Mansour ainda diz que um dos maiores temores para o integrador é indicar uma distribuidora e a mesma não honrar a entrega e que esse cenário tem sido recorrente no Brasil. Por este motivo, ele conta que no futuro,a empresa terá um financiamento próprio, “a Bluesun Serviços Financeiro, que será mais uma vantagem e segurança para nossos integradores e franqueados”, finaliza o executivo.
2 respostas
Sou franqueado Bluesun do Brasil na cidade de Paulínia – SP. A Bluesun é uma empresa séria e consolidada no cenário nacional. Uma empresa que cresce e da oportunidade aos franqueados de crescerem juntos. Estamos muito animados com essa parceria e prontos para os desafios que temos a nossa frente! Quer comprar confiança e qualidade? Compre Bluesun!
A BLUESUN é minha parceira exclusiva a 2 anos, empresa seria e de confiança. Parabéns BLUESUN!