A pandemia de Covid-19 trouxe uma série de impactos sobre a economia mundial, levando muitos negócios a fecharem ou a repensarem suas estratégias para se manterem vivos no mercado.
Na contramão deste cenário, a Bluesun expandiu sua atuação tanto na divisão distribuidora, como na divisão de franquias que alcançou a marca de mais de 270 franqueados em todos os estados brasileiros.
Atualmente, a empresa conta com mais de 30 mil módulos disponíveis em estoque. “A Bluesun, por ser uma importadora e distribuidora, entrega tanto para os Integradores como para os franqueados o produto com o menor preço e prazo possível, sem atravessadores”, destaca o engenheiro Roberto Marcel Caurim, CEO da Bluesun.
“E por controlar todo o processo, desde a importação até a entrega do produto, via Bluesun Express (transportadora pertencente ao Grupo Bluesun) conseguimos alinhar os menores preços com produtos de qualidade reconhecidos internacionalmente e prazo de entrega para a transportadora em até 48 horas. Nosso maior ativo é a nossa credibilidade junto ao mercado”, acrescenta Caurim.
O executivo ainda ressalta que a empresa possui um departamento interno dedicado à pós-venda, qualidade e pesquisa de satisfação com o integrador e franqueado a Bluesun Excellence. “Os índices de satisfação de nossos clientes, aferidos mensalmente, é um indicativo de que estamos no caminho certo”, afirma o engenheiro Carlos Rigatto, responsável técnico por procedimentos (POP), qualidade e pós-venda da Bluesun Excellence.
Divisão de franquias da Bluesun
O marco obtido pela empresa na divisão de franquias representa uma média de uma franquia nova por dia útil. Um aumento bastante expressivo, visto que esta divisão iniciou no final de 2019. “ Considerando que em um ano o Brasil fechou cerca de 7,8 milhões de postos de trabalho, segundo a Pnad Contínua do IBGE, esta marca da empresa mostra o potencial do setor solar na geração de renda. É um sinal do grande potencial do mercado fotovoltaico, mostrando assim a sua resiliência, mesmo com a pandemia”, comenta Caurim.
Samara Welter, franqueada Bluesun de São Leopoldo (RS), conta que os diferenciais da Bluesun alavancou seu negócio. “Já era parceira da Bluesun há muito tempo, quando lançaram a franquia, oferecendo tabelas ainda menores, não exitei em me franquear. Com preços ainda menores, consegui aumentar minha margem de lucro e meus orçamentos”, relata.
Com uma média de uma franquia nova por dia útil e mais de 12 mil integradores cadastrados em sua plataforma de orçamentos, a distribuidora de equipamentos fotovoltaicos tem a expectativa de encerrar o ano com faturamento ao menos 53% maior do que foi 2020 e 4 Centros de Distribuição (Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Sul).