1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

BMW ampliará projeto de energia solar na fábrica de Manaus (AM)

Capacidade de geração será suficiente para abastecer 30% do consumo anual da unidade fabril da empresa

Autor: 12 de dezembro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
BMW ampliará projeto de energia solar na fábrica de Manaus (AM)

Usina solar da BMW, em Manaus (AM), será ampliada a partir de 2024. Foto: Reprodução/BMW Group

A BMW ampliará o uso de energia solar na sua fábrica de motos, em Manaus (AM), a partir de 2024. A montadora informou que instalará uma cobertura de painéis solares com área aproximada de 1.200 m². 

De acordo com as especificações técnicas do projeto, o fornecimento será de aproximadamente 30% da atual demanda energética da unidade fabril – o que equivale à fabricação de cerca de 5 mil motos, considerando a capacidade anual de produção de 17 mil unidades.

A empresa começou a investir em energia solar, em Manaus (AM), com um pequeno projeto de painéis fotovoltaicos instalados no estacionamento da fábrica e, após os resultados, optou pela ampliação do projeto.

“Nós começamos com uma tentativa pequena, 15 módulos instalados no estacionamento, e agora daremos um passo maior com esse projeto. Apenas para se ter ideia, a expectativa é de que, em 25 anos, mais de 2 mil toneladas de CO2 deixem de ser emitidas na atmosfera”, disse Alex Donatti, diretor da fábrica da BMW, em Manaus.

Segundo o executivo, a ampliação da usina está alinhada com os objetivos da montadora: reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 50% no uso e em 20% nos fornecedores, quando comparado com os índices da empresa em 2019. 

Ações já desenvolvidas

Além do uso de energia solar, a fábrica do BMW, em Manaus (AM), também conduz ações de reciclagem, sem que os resíduos sejam encaminhados para aterros sanitários. 

Os móveis da área de descanso, por exemplo, são produzidos a partir de paletes de madeira oriundos do processo industrial.

A unidade também opera sob políticas de baixo consumo de água e energia, por meio de um monitoramento periódico e controlado por metas (KPIs), e de baixa emissão e contenção de poluentes.

A inauguração do prédio 3 da fábrica, em 2023, por exemplo, representou, além do ganho logístico para a empresa, uma projeção de queda em torno de 35% nas emissões de CO² na distribuição de motocicletas.

Como ter uma multinacional como cliente da sua empresa?

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.