2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Brasil registrou entrada de 1 milhão de UCs nos últimos 12 meses

Número de unidades consumidoras em GD solar aumentou de 1,2 milhão para 2,2 milhões no período

Autor: 22 de fevereiro de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Brasil registrou entrada de 1 milhão de UCs nos últimos 12 meses

Foto: Reprodução/Sanpower

O Brasil aumentou em 1 milhão o número de UCs (Unidades Consumidoras) que recebem energia a partir da fonte solar entre as segundas quinzenas de fevereiro de 2022 e 2023, segundo apuração do Canal Solar junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

De acordo com o Órgão Regulador, o país viu o montante subir de 1,2 milhão para 2,2 milhões de UCs nos últimos 12 meses, com os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul respondendo por mais de 20% deste total, com 216,2 mil novas unidades. 

Entre os municípios líderes em UCs de GD solar estão Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE), com 18,2 mil; 8,7 mil e 7,6 mil unidades consumidoras, respectivamente.

Nos últimos 12 meses, o aumento no volume de unidades consumidoras em GD solar ajudou o país a incrementar mais de 7,39 GW de potência instalada no segmento e a superar neste ano a barreira dos 17 GW de capacidade instalada na modalidade. 

Perfil dos consumidores

Em número de unidades consumidoras que utilizam a geração própria de energia solar, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando mais de 77% do total.

Em seguida, aparecem consumidores dos setores de comércio e serviços (10,4%), produtores rurais (10%), indústrias (1,7%) e poder público (0,2%). 

Para Gustavo Tegon, cofundador e CMSO aumento das UC’s no Brasil representa mais um grande marco que a energia solar atinge no país.

“Hoje, qualquer classe social tem condições de gerar sua própria energia e a nossa certeza é que esses números serão ainda maiores quando chegarmos no mesmo período em 2024, assim como nos anos seguintes”, comentou.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.