4 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Brasil encerra janeiro atingindo 17 GW de potência em GD solar

Ao todo, já são mais de 1,63 milhão de sistemas fotovoltaicos conectados à rede de distribuição

Autor: 1 de fevereiro de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Brasil encerra janeiro atingindo 17 GW de potência em GD solar

Sistemas residenciais apresentam os maiores volumes de potência instalada no Brasil. Foto: JBB Energia Solar/Reprodução

A energia solar fechou o mês de janeiro em grande estilo: atingindo a marca de 17 GW de potência instalada em sistemas de micro e minigeração distribuída no Brasil, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Trata-se de um volume que representa praticamente o dobro da potência acumulada no país em relação ao mesmo período do ano passado, quando o segmento, até então, encontra-se próximo de atingir a marca de 9 GW.

Atualmente, o Brasil conta no segmento de GD (geração distribuída) com mais de 1,63 milhão de sistemas fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental para mais de 2,12 milhões de UCs (unidades consumidoras).

Entre as classes de consumo, a residencial é a que apresenta os maiores volumes de potência instalada, com 8,37 GW, seguida pela comercial (4,83 GW), rural (2,48 GW) e industrial (1,13 MW).

A modalidade de geração na própria responde por 13,12 GW;  o autoconsumo remoto aparece com 3,79 GW; a compartilhada com 93,9 MW e múltiplas unidades consumidoras com 6,89 MW.

Já os estados líderes no segmento são: Minas Gerais, com cerca de 2,37 GW, seguidos por São Paulo (2,29 GW), Rio Grande do Sul (1,90 GW), Paraná (1,65 GW) e Mato Grosso (0,97 GW) nas cinco primeiras posições.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.