Brasil registrou quase 500 mil pedidos de conexão por causa da Lei 14.300

Solicitações realizadas nas distribuidoras representaram um volume de 32,3 GW em projetos nos últimos três meses
1 min 9 seg de leitura
Brasil registrou quase 500 mil pedidos de conexão por causa da Lei 14.300
´Foto: Canva

A ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) apresentou uma atualização nos números de pedidos de conexão para sistemas de energia solar no segmento de micro e minigeração distribuída recebidos pelas distribuidoras de energia. 

Na semana passada, o Canal Solar mostrou que as solicitações realizadas entre outubro de 2022 e 7 de janeiro de 2023 por brasileiros que buscavam permanecer fora das regras da Lei 14.300 representavam um volume de 32,3 GW.

De acordo com a ABRADEE esse número, na verdade, está em 35,7 GW, com 494,5 mil pedidos realizados, sendo 468 mil de conexão de sistemas de microgeração e 26,5 mil de minigeração distribuída.

Pedidos de conexão entre outubro de 2022 e 7 de janeiro de 2023. Foto: ABRADEE

Trata-se de um volume que representa mais que o dobro da potência instalada em GD (geração distribuída) atual do Brasil, que está em 17,3 GW.

Somente nas distribuidoras do grupo Equatorial Energia, por exemplo, o ritmo de novos pedidos mais que quadruplicou com a aproximação da data limite para o envio do parecer de acesso.

Na concessionária, o número médio de solicitações saltou 300 por dia até o meio de 2022 para 1.263 em 7 de janeiro de 2023. Segundo a associação, a potência média dos pedidos de conexão nos últimos três meses foi de 15,4 kW. 

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.