18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Brasília abre licitação para usina solar e recarga de VEs

Os créditos gerados pelo sistema serão utilizados para atender até 42 parques e dez escolas públicas

Autor: 22 de julho de 2022Oportunidades
Brasília abre licitação para usina solar e recarga de VEs

Usina fotovoltaica será instalada no Parque Ecológico de Águas Claras. Foto: Agência Brasília/Reprodução

O GDF (Governo do Distrito Federal) publicou, na semana passada, edital de convocação de prestadores de serviços para atuar no projeto executivo e na obra de instalação de sistemas fotovoltaicos e estações de recarga para VEs (veículos elétricos), com fornecimento de materiais, mão de obra e equipamentos.

Referente a usina solar, a mesma será instalada no Parque Ecológico de Águas Claras, enquanto infraestruturas de menor porte serão construídas em outras unidades de conservação: os parques ecológicos Ezechias Heringer, Dom Bosco e do Cortado, que abriga o Hospital Veterinário de Brasília. Já o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico de Brasília vão receber duas unidades de recarga para VEs.

De acordo com o Órgão, a eletricidade gerada pela planta, que possui cerca de 500 kWp, será injetada no sistema de distribuição e compensada de acordo com as regras da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os créditos serão utilizados para atender até 42 parques e dez escolas públicas.

afore

O empreendimento fotovoltaico faz parte da estratégia de promoção de energia limpa no DF, prevista no Planejamento Estratégico de 2019 a 2060, e será viabilizada pelo projeto CITinova de Cidades Sustentáveis no Brasil.

Ainda segundo o governo, a iniciativa é executada pela Sema (Secretaria de Meio Ambiente) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com recursos do GDF e apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

“O projeto trará um modelo mais eficiente para os gastos públicos com energia, com capacidade de ampliação, tornando-se uma excelente referência para outros estados ou municípios”, destacou Nazaré Soares, coordenadora executiva do projeto CITinova no DF.

Licitações no setor: como funciona e como participar?

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.