A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) cadastrou 327 projetos de geração para o Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP 2025), totalizando 74 GW. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (7).
O volume cadastrado representa um recorde, refletindo o acúmulo de projetos no pipeline devido à ausência de leilões de energia nos últimos anos. A realização do certame está prevista para 27 de junho, com o objetivo de contratar potência para aumentar a flexibilidade operativa do SIN (Sistema Interligado Nacional).
Serão contratadas usinas termelétricas novas, existentes e ampliação de hidrelétricas. Do total cadastrado, 67% correspondem a novas termelétricas, 30% a usinas termelétricas existentes e 3% à expansão de hidrelétricas.
O leilão contará com dez produtos, sendo seis destinados a termelétricas existentes, três para novas usinas térmicas e um para hidrelétricas, com período de suprimento entre 2025 e 2030. Segundo a EPE, foram cadastradas 87 termelétricas a biocombustível (6.963 MW), 228 térmicas a gás natural (61.635 MW) e 12 ampliações de UHEs (5.476 MW).
A fase de cadastramento do leilão foi encerrada em 14 de fevereiro. Os agentes devem apresentar até 14 de março os parâmetros de CVU (Custo Variável Unitário) e flexibilidade. Até 9 de abril, é necessário submeter todas as licenças ambientais. No dia 12 de junho, será divulgada a lista final de projetos habilitados para participar do leilão.
MME publica diretrizes para Leilão de Reserva de Capacidade de 2025
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.