21 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,80GW

Campo Grande cria programa que concede benefícios fiscais para uso da solar

Comissão foi criada para elaboração das diretrizes do projeto, requisitos e demais ações para execução

Autor: 8 de dezembro de 2020Brasil
Campo Grande cria programa que concede benefícios fiscais para uso da solar

Após o Espírito Santo anunciar um programa de geração de energia renováveis que irá trabalhar alguns eixos de atuação, como regulamentação, desburocratização, incentivos tributários e acesso à rede, a capital do Mato Grosso implantou o “Programa Campo Grande Solar”.

Segundo a prefeitura municipal de Campo Grande, o programa concede benefícios fiscais a proprietários de imóveis que possuam, ou que instalem, um sistema fotovoltaico em sua propriedade. O benefício é limitado aos imóveis localizados na cidade. A medida visa auxiliar a sustentabilidade urbana.

Para fazer parte do programa, o contribuinte deverá gerar eletricidade por meio da fonte solar em sua propriedade e utilizar a energia gerada pelos painéis solares no seu dia-a-dia.

Uma comissão especial foi criada para ser a responsável pela elaboração das diretrizes do programa, seus benefícios fiscais, requisitos e demais ações para execução. 

“Campo Grande necessita de uma legislação específica e este grupo técnico deverá apresentar os estudos para a implementação de incentivos e a desburocratização para a geração de energia fotovoltaica, uma das metas da administração”, disse Luís Eduardo Costa, secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana.

Energia solar no Campo Grande

Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), Campo Grande está na 9ª colocação do ranking municipal de geração distribuída fotovoltaica, com 23,1 MW de potência – o que representa 0,3% do total instalado no Brasil.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.