Carrefour tem economia de 25% com projeto de eficiência energética

Grupo remodela sala de carregamento de baterias de empilhadeiras de seus CDs e amplia capacidade de operação
2 minuto(s) de leitura
26-07-21-canal-solar-Carrefour tem economia de 25% com projeto de eficiência energética

Conforme noticiado pelo Canal Solar, o mercado varejista tem investido cada vez mais recursos em projetos de eficiência energética. Lojas Cem, Magazine Luiza e Assaí Atacadista são algumas das empresas que estão buscando economizar e promover a sustentabilidade.

Seguindo essa premissa, o Carrefour-Atacadão decidiu investir, no ano passado, na estrutura de intralogística para manter as suas 240 lojas constantemente abastecidas com recursos que contribuem com a redução de CO₂ na atmosfera. 

Assim, anunciou que modernizou as salas de carregamento de baterias dos CDs (centros de distribuição) com equipamentos compatíveis com diferentes modelos de empilhadeiras elétricas da sua frota.

A solução, desenvolvida pela divisão Perfect Charging da Fronius, possibilitou o aumento da operação de carga e descarga e promoveu uma redução de 25% nos gastos com energia elétrica.

O grupo, que possui uma frota de mais de mil empilhadeiras movidas com diferentes potências e tamanhos, utilizou carregadores de bateria da linha Selectiva 4.0 da Fronius de 2 kW e 8 kW de chumbo-ácido.

“Os carregadores Selectiva permitem cargas mais rápidas e, com isso, temos máquinas trabalhando por mais tempo”, disse Marco Tarantino, gerente de manutenção do Atacadão.

O executivo ressaltou ainda que tais equipamentos têm aquecimento mínimo durante os primeiros minutos de carregamento, o que contribuiu para aumentar a vida útil das baterias em torno de um ano e reduziu a manutenção.

Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius, explicou que esses diferenciais se devem à tecnologia de carregamento Ri – sistema de resistência interna efetiva, que verifica o nível de carga da bateria. 

“A partir da avaliação, o mesmo faz o carregamento adequado fornecendo a quantidade corrente elétrica que realmente precisa. Isso reduz significativamente o consumo de eletricidade e a emissão de CO₂ na intralogística”, destacou. 

Outro ponto ressaltado pela Fronius é que o projeto do Carrefour-Atacadão também foi idealizado para otimizar espaços e, consequentemente, aumentar a eficiência energética. “Como o carregador é muito menor, conseguimos ampliar a capacidade das salas de bateria e atender dois turnos de operação”, concluiu Tarantino.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal