Um carro movido a energia solar, projetado e construído por estudantes da UNSW (Universidade de Nova Gales do Sul), em Sydney, na Austrália, entrou para o Guinness World Records, o popular Livro dos Recordes, após percorrer 1.000 km, em menos de 12 horas, com uma única carga.
O Sunswift 7 completou o desafio na pista de provas do Centro Australiano de Pesquisa Automotiva, localizado em Wensleydale, em 11 horas, 52 minutos e 8 segundos, equivalente a uma velocidade média de quase 85 km. Resultado, este, que o colocou como o ‘EV mais rápido acima de 1.000 km com uma única carga’.
Segundo a UNSW, o teste ficou completo quando o veículo atingiu 240 voltas, correspondente à distância de ida de Sydney a Melbourne, para quebrar o recorde.
No total, o veículo pesa 500 kg, cerca de um quarto do que um Tesla, e possui eficiências graças ao seu design aerodinâmico, à eficiência dos motores, de toda a cadeia motriz e à resistência ao rolamento.
De acordo com o professor Richard Hopkins, chefe da equipe, durante este recorde, o consumo de energia foi de apenas 3,8 kWh/100 km, enquanto os VEs (veículos elétricos) mais eficientes na estrada hoje atingem apenas uma classificação de 15 kWh/100 km e a média é de cerca de 20 kWh/100 km.
“Eu trabalhava na Fórmula 1 (ganhou quatro títulos mundiais como chefe de operações da Red Bull) e ninguém pensava que estaríamos pilotando carros de F1 na estrada em cinco ou 10 anos. Mas a tecnologia que usam lá realmente ultrapassa os limites e parte disso é filtrada, para veículos comuns. Isso é o que estamos tentando fazer com o Sunswift e o que esse recorde mundial mostra que é possível”, ressaltou.
“Vamos lembrar: estes não são os fabricantes de automóveis profissionais mais bem pagos em Stuttgart que trabalham para a Mercedes. Este é um grupo de amadores muito inteligentes que pegaram todos os ingredientes e os juntaram de uma maneira brilhante”, concluiu.
Detalhes sobre o Sunswift 7
A base do Sunswift 7 é a carroceria que prioriza a aerodinâmica, composta em fibra de carbono e que tem uma área total de 4,6 m² de painéis solares acoplados. Os motores são instalados nas rodas traseiras e dão ao carro potência para acelerar a até 140 km/h. As baterias, por sua vez, são de 38 kWh.