O avanço acelerado do ACL (Ambiente de Contratação Livre) exige processos cada vez mais ágeis, seguros e padronizados para garantir que a migração dos consumidores ocorra com eficiência e confiabilidade.
Entre janeiro e maio de 2025, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) registrou a entrada de quase 12 mil novos consumidores no Mercado Livre de Energia – um crescimento de 33,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, o total de unidades consumidoras chegou a 76.673.
Para acompanhar esse ritmo e garantir escala ao processo, a partir de 1º de julho, a CCEE passou a operar com um novo modelo digital de cadastro e gerenciamento de consumidores, baseado em APIs (Application Programming Interfaces).
Idealizada pela própria Câmara e aprovada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) por meio da Resolução Normativa nº 1.110/2024, a solução digitaliza e automatiza a comunicação com as comercializadoras varejistas, substituindo interações manuais por integrações mais rápidas, seguras e menos propensas a erros.
A nova plataforma permite a migração de consumidores, o acompanhamento em tempo real de dados de medição de consumo, além da edição de cadastros, desligamento de varejistas, suspensão de fornecimento, retorno ao mercado regulado e troca de representantes junto à CCEE – tudo de forma automatizada.
“Além de digitalizar a comunicação com os nossos associados e aumentar a eficiência operacional, o novo modelo traz mais transparência e segurança aos processos. É um avanço importante para o consumidor e mais um passo na preparação para a abertura total do mercado livre”, afirma Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE.
A iniciativa integra um pacote de investimentos de R$ 60 milhões voltado à modernização da infraestrutura tecnológica da CCEE, com foco em soluções digitais, segurança cibernética e engenharia de software.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.