Visando aumentar a sua geração em fontes renováveis, a distribuidora de energia elétrica Cemig anunciou na noite desta quarta-feira (29) a compra das três usinas fotovoltaicas no Estado de Minas Gerais, ao custo aproximado de R$ 100 milhões.
Em comunicado enviado ao mercado, a empresa mineira informou que os pagamentos da aquisição dos empreendimentos serão feitos à medida em que as usinas começaram a entrar em operação.
Duas delas, a Prudente Morais e a Montes Claros, têm previsão de começarem a funcionar em setembro deste ano, enquanto a da Jequitibá será inaugurada em fevereiro de 2023.
As novas instalações atenderão cerca de 2,5 mil clientes do mercado comercial e industrial de baixa tensão.
De acordo com a Cemig, a transação reforça a estratégia da companhia de crescimento sustentável no mercado de GD (Geração Distribuída), com o compromisso de criação de valor através de investimentos em projetos que contribuam para uma melhoria da matriz elétrica do estado de Minas Gerais.
Outras aquisições da Cemig
Essa não é a primeira aquisição que a Cemig realiza no segmento de GD solar em 2022. Em abril, a companhia, por exemplo, adquiriu a participação de 49% em empresas que possuem seis usinas de geração fotovoltaica.
Na ocasião, foram desembolsados cerca de R$ 37,2 milhões para compra das fatias das empresas G2 Energia e Apolo Empreendimentos e Energia, que contam com usinas em operação no município de Lavras, no interior de Minas Gerais.