10 de maio de 2021

Carrinho

CEO da ABSOLAR destaca vantagens da energia fotovoltaica durante verão

Especialista ressalta que a fonte solar é essencial para auxiliar em horários de pico de demanda da energia elétrica

Autor: 20 de fevereiro de 2021abril 8th, 2021Brasil
CEO da ABSOLAR destaca vantagens da energia fotovoltaica durante verão

Dados do ONS (Operador Nacional do Sistema) apontam que os brasileiros usam mais eletricidade nos meses durante o período de verão (geralmente entre janeiro e fevereiro), que é quando temos mais o uso de refrigeração, seja com ar condicionado nas casas e empresas, ou com refrigeração industrial e rural, para leite, carnes, etc.

Analisando este cenário, Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), em entrevista ao Canal Solar, destacou que a tecnologia fotovoltaica é essencial para aliviar a operação do sistema no horário de mais demanda da energia elétrica.

“Por ser um período muito ensolarado, temos recursos solares disponíveis de norte a sul e de qualidade para aliviar o sistema. As horas em que o sistema mais usa eletricidade nos meses de verão são durante o dia, em especial entre 11h e 17h”, explicou o especialista.  

“Neste período, a energia normalmente acaba se tornando também mais cara, pois a demanda sobe muito e o operador acaba despachando mais termelétricas. É neste momento que a solar ajuda a reduzir essa pressão, já que gera energia justamente nestes horários diurnos de maior demanda”, concluiu.

Solar se mostra uma solução frente à crise hídrica

A matriz elétrica brasileira atual ainda é muito dependente da fonte hídrica. Quando os reservatórios das hidrelétricas estão baixos, o ONS aciona usinas termelétricas fósseis emergenciais – mais caras, poluentes e que provocam bandeiras tarifárias amarela e vermelha.

Tendo em conta esta situação, “a energia solar é vista como essencial para ajudar a economizar água dos reservatórios hídricos, aliviando a operação da matriz energética nacional e o bolso dos consumidores”, destacou Sauaia. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Comentar