9 de março de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,28 GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 4,97 GW

Combustível renovável será produzido no CE para abastecer aviões no Brasil

Estado está se preparando para sediar uma pesquisa que vai permitir a produção de um querosene de aviação verde

Autor: 21 de fevereiro de 2021fevereiro 24th, 2021Brasil
Combustível renovável será produzido no CE para abastecer aviões no Brasil

Produzir combustível usando energia renovável a partir do hidrogênio, que é obtido da eletrólise da água para abastecer aviões. Esta é a meta do estado do Ceará.

O governo cearense divulgou nesta semana que está se preparando para sediar uma pesquisa que vai permitir a produção de um querosene de aviação verde, contribuindo para a sustentabilidade do Brasil.

De acordo com o anúncio, o projeto é fruto de uma parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia e com Agência de Desenvolvimento Alemão, e deverá ser desenvolvido nos próximos três anos. A meta é que toda a cadeia de produção utilize matéria-prima de fontes renováveis. 

“A ideia chegou até nós por meio de um cearense que fez doutorado na UNICAMP e criou uma empresa que já produz hidrogênio verde a partir da eletrólise da água, utilizando renováveis”, disse Júlio Cavalcante, secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Segundo ele, a planta para produção desse hidrogênio para aviação será em contêineres. “Portanto, será possível fazer a instalação das mesmas em aeroportos que poderão produzir seu próprio combustível sem a necessidade de fazer transporte do querosene até lá”, destacou Cavalcante. 

A expectativa é que em um ano os estudos comecem a apresentar resultados. O governo do Ceará está apoiando a iniciativa na busca de parceiros para financiamento do programa. Inicialmente, a negociação é que o projeto-piloto ocorra no terreno da Fraport, em Fortaleza.

Embraer anuncia 1º voo de avião elétrico 

A Embraer e a EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da portuguesa EDP, firmaram uma parceria que promete revolucionar o setor de mobilidade no Brasil.

Isso porque as empresas anunciaram que deverá ser realizado em 2021 o primeiro voo de um protótipo de avião com tecnologia de propulsão 100% elétrica. Saiba mais.

Mais investimentos

O governo do Ceará também anunciou na última sexta-feira (19) a construção do HUB do hidrogênio verde. O estado está investindo na redução de poluentes e na geração de empregos para impulsionar a economia do estado.

O projeto é uma parceria do governo com a Fiec (Federação de Indústrias do Ceará), a UFC (Universidade Federal do Paraná) e a CIPP S/A (Complexo Industrial e Portuário do Pecém).

A usina para a produção de H2V será implementada pela Energix Energy, empresa australiana produtora de energia, no Complexo do Pecém. A empresa prevê aporte de US$ 5,4 bilhões no projeto. 

“Todo mundo caminha para a utilização de energia limpa e o Ceará está na vanguarda que vai mudar a realidade socioeconômica, pois temos todas as condições favoráveis para produzir e exportar o hidrogênio verde”, afirma Camillo Santana, governador do CE. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Um comentário

  • Avatar Jacinto Maia Pimentel disse:

    Poderia fornecer mais informações.
    O querosene apresenta em sua composição química hidrocarbonetos derivados do naftaleno e do fenantreno. Então os outros componentes do hidrocarboneto, de onde virão?

Comentar