18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

China finaliza sistema de testes para geração de solar no espaço

A instalação foi aprovada durante uma inspeção de aprovação no início de junho

Autor: 1 de julho de 2022julho 28th, 2022Projetos
China finaliza sistema de testes para geração de solar no espaço

A estrutura possui 75m de altura. Fonte: Universidade de Xidian/Reprodução

A Academia de Tecnologia Espacial da China planeja construir uma estação espacial de geração de energia solar. Segundo a Universidade de Xidian, na China, foi finalizado o primeiro sistema de testes em território espacial.

O projeto é de liderança de Duan Baoyan, especialista chinês em sistemas espaciais de energia solar e a estimativa de conclusão está prevista para o ano de 2030.

Com a iniciativa, a China busca a captação da energia solar para o seu uso em períodos em que o planeta Terra esteja com baixa ou nenhuma incidência solar, além de viabilizar a realização de pesquisas científicas próprias no setor da física, por exemplo.

Além de ser o primeiro sistema totalmente instalado em solo para a produção de energia solar baseada no espaço, o sistema é formado por uma estrutura de ferro com 75 metros de altura, projetada para a captação de energia solar e convertê-la em corrente elétrica contínua (CC), transformada em micro-ondas transmitidas por uma antena a uma distância de 55 m.

Entre os testes realizados pela estrutura, estão os testes com tecnologias para a concentração de luz, conversão fotoelétrica e a conversão de energia em micro-ondas, que serão utilizadas no sistema SSPS-OMEGA (Orb-Shape Membrane Energy Gathering Array), a fim de gerar eletricidade no espaço. pensado para gerar eletricidade no espaço.

A instalação foi aprovada durante uma inspeção de aprovação no início do mês de junho deste ano.

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.