21 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,80GW

China inicia construção da maior usina de hidrogênio movida a energia solar do mundo

De acordo com a empresa, serão instaladas duas usinas solares de 100 MW e uma estação de hidrogenação

Autor: 6 de maio de 2020outubro 3rd, 2020Mundo
China inicia construção da maior usina de hidrogênio movida a energia solar do mundo

A mineradora de carvão chinesa Baofeng Energy anunciou que iniciou a construção da maior usina de hidrogênio movida a energia solar do mundo, na região autônoma de Ningxia Hui, no noroeste da China.

De acordo com a empresa, serão instaladas duas usinas solares de 100 MW e uma estação de hidrogenação. O projeto de US$ 199 milhões deve produzir 160 milhões de metros cúbicos de hidrogênio a cada ano, além de outros 80 milhões de metros cúbicos de oxigênio.

A Boafeng Energy disse ainda que o uso de energia fotovoltaica para alimentar a instalação economizará 254 mil toneladas de consumo de carvão anualmente, levando a uma redução de 445 mil toneladas nas emissões de carbono.

A usina está prevista para ser concluída ainda este ano, com a produção de hidrogênio a começar em 2021.

Importância das renováveis

Embora seja uma mineradora de carvão, a empresa chinesa buscou na energia solar uma alternativa para se afastar da emissão de combustíveis fósseis.

A produção tradicional de hidrogênio utiliza um processo chamado eletrólise, que usa eletricidade para dividir a água em hidrogênio e oxigênio. Para tornar esse processo ainda mais limpo, muitos procuram fontes de energia renováveis, como eólica e solar, para alimentar o processo de eletrólise, resultando no que chamam de “hidrogênio verde”.

 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.