Como aumentar a geração de energia dos painéis solares?

Tecnologia full-screen possui capacidade de autolimpeza dos módulos que pode contribuir com aumento de 15%
21-10-22-canal-solar-Como aumentar a geração de energia dos painéis solares
Fábrica de células solares fotovoltaicas da DAH Solar. Foto: Reprodução

De acordo com a DAH Solar, os módulos fotovoltaicos full-screen podem aumentar a geração de energia de 6% até 15%, em comparação com os painéis solares regulares .

Entre as principais vantagens desta tecnologia, que detém patente global em 18 países, está a capacidade de autolimpeza das placas fotovoltaicas.

“Tal painel não possui moldura visível na parte da frente, o que evita o acúmulo de sujeira e reduz o risco de pontos quentes, bem como os custos de manutenção com a limpeza”, destacou a fabricante.

Além do desenvolvimento dos módulos full-screen, a companhia afirmou que construiu, de forma inovadora, um modelo com tecnologia 1/3 cut de baixa corrente.

Segundo a empresa, a ideia é conseguir um aumento de 3,5% na produção de energia, em comparação com a mesma célula solar na versão half-cut. “Portanto, a tecnologia full-screen poderia aplicar-se tanto ao painel de meio-corte como ao 1/3 cut”.

O Canal Solar esteve no estande da fabricante, na Intersolar South America 2022, e conheceu o painel full-screen. Foto: Reprodução
O Canal Solar esteve no estande da fabricante, na Intersolar South America 2022, e conheceu o painel full-screen. Foto: Reprodução

Sistema FV integrado

A DAH Solar enfatizou também que lançará o primeiro sistema fotovoltaico integrado do mundo – a SolarUnit, que tem as vantagens de uma instalação conveniente, maior produção de energia, menor custo, permitindo a monitorização remota e desligamento rápido.

“Com a nossa inovação tecnológica líder e excelente qualidade de produto, permitimos aos utilizadores globais, de forma mais conveniente e estável, obter energia solar limpa e eficiente. Temos mais de 200 tecnologias patenteadas utilizadas nos nossos equipamentos fotovoltaicos”, relataram.

“Continuaremos a investir no centro de P&D de micro-inversores, sistemas de armazenamento de energia e células TOPCon, por exemplo, para expandir a escala da produção em massa. Esperamos trazer mais produtos valiosos aos utilizadores globais através da inovação contínua”, concluíram.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.
Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal